Palestrantes

Chiara Mio

Professora Titular da University 'Ca' Foscari of Venice (Italia). Tem Ph.D., mestrado e bacharelado pela mesma universidade. Especializada nas áreas de responsabilidade socioambiental corporativa, sustentabilidade empresarial e avaliação de desempenho. Atua em diversas entidades, associações e grupos de atuação profissional para discussão sobre relatórios integrado e sustentabilidade corporativa. Além de diversos livros publicados, possui artigos em periódicos como:, Journal of Cleaner Production, Corporate Governance, Accounting, Auditing & Accountability Journal, Corporate Reputation Review.

Eliseu Martins

Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - Bacharel, Doutor e Livre-Docente pela FEA-USP; possui diversos cursos de Pós-Graduação nos EEUU e na França. É consultor, palestrante e parecerista da área contábil; Autor e co-autor de diversos livros, teses e centenas de artigos. Ex-Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP; Ex-Diretor Pró-Tempore da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP; Ex-Diretor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM (período de Outubro de 2008 a Dezembro de 2009 e de 1985 a 1988); Ex-Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil; Foi representante do Brasil junto a ONU para assuntos de Contabilidade e Divulgação de Informações, entre outras funções já realizadas.

Elizabeth Gordon

Professora Associada da Temple University (EUA). Tem Ph.D. pela Columbia University, mestrado pela Yale University e bacharelado com distinção pela Indiana University. Especializada nas áreas de contabilidade financeira e contabilidade internacional. Foi presidente da sessão internacional da American Accounting Association e atua como vice-presidente de finanças e administração da International Association of Accounting Education and Research. É editora associada do Journal of International Accounting Research e do Journal of International Financial Management and Accounting. Além de diversos livros publicados, possui artigos em periódicos como: Journal of Accounting Research, The Accounting Review, the Journal of Accounting, Auditing and Finance, and the Journal of Accounting and Public Policy, Accounting Horizons.

Ian Selby

Dr. Ian Selby - Vice-Presidente - Pesquisa e Desenvolvimento - Contabilidade Gerencial
Associação Internacional de Contadores Profissionais Certificados

Ian trabalhou para a CIMA ao longo dos 4 anos assumindo a responsabilidade pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento global. Liderando uma grande equipe de pesquisa com sede em Londres, ele tem sido responsável pela expansão das atividades de pesquisa do CIMA para apoiar o desenvolvimento do perfil de pesquisa do CGMA, do Quadro de Competências CGMA e do programa acadêmico global do CIMA. Em média, a equipe em Londres produz entre 5 -10 grandes relatórios de pesquisa abordando uma série de questões e temas que incluem o futuro das finanças, gestão contabilidade melhores práticas e áreas de prática, modelos de negócios, riscos e governança e ética.
Com a evolução da joint venture com o American Institute of Certified Public Accountants em 2017, Ian expandiu seu papel de apoio à comunidade global de contabilidade acadêmica, liderando o desenvolvimento de três centros de pesquisa de excelência na África Austral, Sudeste Asiático e Australasia.

Ian Thomson

Ian Thomson é professor de Contabilidade e Sustentabilidade na Birmingham Business School e sua pesquisa está focada na forma como a contabilidade e outras formas de evidência impactam na tomada de decisões organizacionais e operações que têm um impacto social e / ou ambiental. Esta pesquisa incluiu estudos interdisciplinares sobre a implementação de tecnologia mais limpa, estabelecendo ecologias industriais, engajamento efetivo das partes interessadas, governança de risco na água e salmonicultura, indicadores de desenvolvimento sustentável, formulação de políticas governamentais e contabilidade externa. Foi convidado como testemunho especializado dos Comités de Finanças e Infra-estrutura e Investimentos de Capital do Parlamento Escocês, Assessor Especial de Política do Comité de Transportes, Infra-Estruturas e Alterações Climáticas do Parlamento Escocês, Assessor de Orçamento do Comité de Cidades e Infra-estruturas do Parlamento da Escócia e membro Do painel de partes interessadas especializadas para a Comissão de Desenvolvimento Sustentável (Escócia). Seus projetos atuais incluem shadow accounting, responsabilidade por carbono e medição de resultados sustentável. Em 2012 foi eleito como convocador do Centro de Pesquisa em Contabilidade Social e Ambiental. Até recentemente Ian Thomson era Professor de Contabilidade na Universidade Heriot-Watt e antes disso era professor de Contabilidade na Strathclyde Business School. Ele é um contabilista de gestão e antes de se tornar um acadêmico ocupou posições de contabilidade sênior em NHS Scotland e BBC Scotland.

Jeremy Lill

Professor da Georgia State University (EUA). Tem Ph.D. pela University of Illinois, mestrado e bacharelado pela The University of Kansas. Especializado nas áreas de Sistemas de Controle Gerencial, Contratos de Incentivos e Motivação Gerencial. Possui artigos publicados e submetidos em periódicos como: The Accounting Review e Contemporary Accounting Research.

Sérgio De Iudícibus

Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Bacharel, doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1966). Autor e co-autor de diversos livros, teses e artigos. Ex-Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP; Ex-Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil. Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Inst. Pesq. Atuariais e Financeiras - FIPECAFI e professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, teoria da contabilidade, contabilidade gerencial, análise de balanços.