Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016
Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016
Anais do
16º International Conference in Accounting - 16º 2016
Página inicial Voltar para a página anterior Fale conosco

RESUMO DO TRABALHO

Abrir
Arquivo

Clique para abrir o trabalho de código 169, Área Temática: Área IV: Contabilidade Gerencial

Código: 169

Área Temática: Área IV: Contabilidade Gerencial

Título: Um Modelo Multicritrio Construtivista para Apoiar Gesto da Atividade de Pesquisa da Universidade de Mindelo

Resumo:
Propsito do Trabalho:
A necessidade da avaliao de desempenho no ensino superior impulsionada pela crescente concorrncia entre as instituies, pelos cortes oramentrios nas universidades por parte dos governos/rgos de fomento, pelo desejo de melhoria interna no desempenho e, tambm, pelas presses das partes interessadas (Asif & Searcy, 2014). Entretanto, esta atividade avaliativa complexa, uma vez que envolve vrios stakeholders com objetivos e interesses distintos, como agncias de financiamento, governo, alunos potenciais e o prprio corpo docente e pessoal tcnico-administrativo da universidade. Adicionalmente dificuldade de envolver e/ou selecionar os stakeholders tem-se a questo da identificao/construo dos indicadores que faro parte do processo avaliativo (Asif & Searcy, 2014; Azma, 2010). A literatura aponta que os indicadores so capazes de fornecer orientaes para gerenciar os processos-chave da universidade (Asif & Searcy, 2014). Entre os processos-chave da universidade, est a pesquisa, haja vista as IES terem tradicionalmente definido, entre seus objetivos principais, a construo e a transmisso de conhecimento (Higgins, 1989), sendo esse, justamente, o propsito da pesquisa cientfica (Agyemang & Broadbent, 2015). Assim, necessrio que o desempenho dos processos e da atividade de pesquisa dentro das universidades seja avaliado, para que o processo de criao e desenvolvimento de conhecimento possa ser aperfeioado e contribua, cada vez mais, para a comunidade cientfica e para a prpria universidade (Agyemang & Broadbent, 2015). Nesse sentido, este estudo tem por objetivo construir um modelo de avaliao de desempenho multicritrio construtivista para apoiar gesto da atividade de pesquisa da Universidade de Mindelo (UM), sediada em Cabo Verde, na frica.

Base da plataforma terica:
As universidades tm, tradicionalmente, entre seus objetivos principais, a construo e a transmisso de conhecimentos (Higgins, 1989). Uma das formas de atingir esse objetivo pela realizao de pesquisas cientficas. Segundo Agyemang e Broadbent (2015), a pesquisa um processo criativo e inovador que visa descoberta de novos conhecimentos, mas prejudicada quando a pesquisa, dentro das universidades, torna-se impulsionada por exigncias de receita. Assim, universidades precisam relembrar que o propsito da pesquisa a gerao de conhecimento, e no gerao de receita (Agyemang & Broadbent, 2015). Segundo Prathap e Ratnaveln (2015), na maioria dos pases, as Instituies de Ensino Superior so as maiores contribuintes no processo de produo da pesquisa. Por isso, no ambiente em que a pesquisa e as universidades se encontram hoje, dificilmente pode-se deixar o processo de investigao "no gerenciado" apenas sob responsabilidade dos acadmicos individuais (Beerkens, 2013, p. 1679). Assim, a atuao da gesto no processo de avaliao de desempenho da pesquisa nas universidades torna-se essencial. preciso gerenciar e controlar os processos que permitiro a criao e desenvolvimento da pesquisa para que a gerao de conhecimento possa realmente ocorrer (Agyemang & Broadbent, 2015). Segundo Beerkens (2013), nas ltimas duas dcadas, a avaliao de desempenho da pesquisa acadmica tornou-se uma questo bastante discutida em muitos pases. Korhonen, Tainio e Wallenius (2001) ressaltam que, apesar da importncia visvel da pesquisa em universidades, parece muito difcil avali-la, e este um problema universal. Segundo Bei e Dongsheng (2014), a gesto da pesquisa universitria e a avaliao de desempenho ainda esto no estgio inicial e necessitam de desenvolvimento e aperfeioamento. Nesse contexto, os indicadores de desempenho so apontados como uma importante ferramenta para gesto da pesquisa universitria, uma vez que fornecem meios para medir, acompanhar, gerir e melhorar o desempenho das Instituies de Ensino Superior no processo de pesquisa. (Asif & Searcy, 2014). A literatura apresenta alguns indicadores para avaliao de desempenho da pesquisa, entre eles esto: o nmero de citaes de artigos dos docentes; o nmero de artigos publicados em peridicos; trabalhos em anais de eventos; o nmero de concluses de doutorado; palestras cientficas; patentes e direitos autorais; livros cientficos; nmero de orientandos de doutorado; e % da receita gerada com base nas pesquisas cientficas e pesquisa e desenvolvimento no montante total de receitas das universidades (Agyemang & Broadbent, 2015; Luvena, 2015; Azma, 2010; Korhonen, Tainio & Wallenius, 2001, Higgins, 1989).

Mtodo de investigao:
Esta pesquisa, ao promover a gerao de conhecimento sobre os aspectos relevantes que concernem atividade de pesquisa na UM para o pr-reitor de pesquisa, classifica-se como exploratria (Richardson, 1999). Como se pretende construir um modelo personalizado para apoiar gesto da atividade de pesquisa da UM, utilizou-se, como procedimento tcnico, o estudo de caso. Assim, a coleta de dados de natureza primria, tendo em vista que os dados sero coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o pr-reitor de pesquisa da Universidade de Mindelo. Quanto abordagem do problema, este estudo caracteriza-se como qualitativo na fase de estruturao e recomendao da metodologia Multicritrio de Apoio Deciso-Construtivista (MCDA-C) (Richardson, 1999). A metodologia MCDA-C, de acordo com Ensslin et al. (2010, p.130), tem como sua principal vocao o processo de desenvolver o conhecimento do decisor sobre o contexto. Essa gerao de conhecimento permitida por meio da operacionalizao das trs fases: Estruturao, Avaliao e Recomendao. A fase de estruturao tem como objetivo a gerao de conhecimento do contexto para o decisor, identificando quais aspectos so importantes segundo a sua percepo, de modo que suas preferncias sejam incorporadas na construo do modelo. Esse conhecimento obtido por meio de diversas entrevistas semiestruturadas (Ensslin et al., 2010). Nessa fase, aps a identificao dos aspectos importantes para serem geridos, escalas ordinais so construdas e os nveis de referncia de cada escala so identificados (Valmorbida et al., 2014). A fase de avaliao no ser operacionalizada neste trabalho, uma vez que o pr-reitor optou por, neste primeiro momento, focar na gerao de conhceimento de quais aspectos so importantes e respondem pela pesquisa da Universidade de Mindelo. J a fase de recomendaes busca auxiliar o decisor na identificao de aes de melhoria do estado atual do perfil de desempenho (Ensslin et al. 2013). Essa etapa tambm realizada pela interao entre o gestor e os facilitadores, visando identificar oportunidades para melhoria dos aspectos considerados importantes e podem, em curto ou longo prazo, comprometer o desempenho. Tendo identificado esses aspectos, pode-se desenvolver estratgias para aperfeioamento do desempenho observado indesejado.

Resultados, concluses e suas implicaes:
Para a construo do modelo de avaliao de desempenho ad hoc para apoiar gesto da atividade de pesquisa da Universidade de Mindelo (UM), sediada em Cabo Verde, na frica, entrevistas semiestruturadas foram realizadas, onde identificaram-se 39 Elementos Primrios de Avaliao (EPAs), os quais deram origem a 64 conceitos que foram agrupados em cinco reas de preocupao: Capacitao; Estruturao da Pesquisa; Captao de Recursos; Operacionalizao da Pesquisa; e Resultados da Pesquisa, formando a Estrutura Hierrquica de Valor com os Pontos de Vistas Fundamentais (PVFs). Aps o agrupamento, mapas cognitivos foram criados que permitiram que novos conceitos fossem includos e alguns descartados por terem contribudo para expanso do conhecimento do pr-reitor. Depois da criao dos mapas, os conceitos foram divididos em clusters e subclusters e deram origem a rvore de Valor com os Pontos de Vistas Elementares (PVEs). Para os PVEs foram construdos descritores (escalas ordinais qualitativas) que permitiram a transmisso da informao do que importante, para a UM, em cada uma dessas escalas, bem como sua ordem de preferncia. Na sequncia, os nveis de referncia (com o nvel Bom e o nvel Neutro) foram definidos e o perfil de desempenho (status quo) da UM foi identificado. Com a definio do status quo, foi possvel identificar os aspectos que a gesto da pesquisa apresentava como um desempenho Bom e aqueles que apresentavam um desempenho comprometedor. Os aspectos da gesto que estavam com desempenho comprometedor so: % de participao docente em eventos cientficos no ltimo ano; % de docentes com publicao em revistas de alto fator de impacto nos ltimos dois anos; % do corpo docente com doutorado; e, % de pesquisas voltadas a temas ligados a problemas ambientais no ltimo ano. Para esses aspectos, tendo em vista a necessidade de aperfeioamento para melhoria dos desempenhos individual e global, as aes de melhoria foram propostas para alavancar o desempenho da atividade de pesquisa nesses quatro indicadores. Na percepo dos autores deste estudo, a construo do modelo personalizado, para avaliar a atividade de pesquisa da Universidade de Mindelo, apoiar a tomada de deciso da Pr-Reitoria de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa cientfica e para gerao de conhecimento dos pesquisadores em geral e, centralmente, dos pesquisadores de Mindelo. Este estudo limita-se construo de um modelo personalizado (ad hoc) para apoiar a gesto da Universidade de Mindelo, segundo a percepo do pr-reitor de pesquisa, nas decises a serem tomadas. Dessa forma, para a replicao do estudo preciso adaptaes que devem considerar o contexto nico do objeto a ser replicado; ou seja, os aspectos importantes para a UM no necessariamente so importantes e contribuiro para a melhoria do desempenho de outras universidades, de forma genrica. Haja vista os indicadores - referentes ao nmero de citaes de artigos dos docentes; nmero de concluses de doutorado; palestras cientficas; direitos autorais; livros cientficos; nmero de orientandos de doutorado; e, ao % da receita gerada com base nas pesquisas cientficas e pesquisa e desenvolvimento no montante total de receitas das universidades -, encontrados na literatura, que no foram considerados pelo pr-reitor de pesquisa da UM como aspectos especficos que, neste momento merecem ser gerenciados.

Referncias bibliogrficas:
Agyemang, G.; Broadbent, J. (2015) Management control systems and research management in universities: An empirical and conceptual exploration. Accounting Auditing and Accountability, 28(7), 1018-1046. Asif, M.; Searcy, C. (2014) A composite index for measuring performance in higher education institutions. International Journal of Quality & Reliability Management, 31(9), 983-1001. Azma, F. (2010) Qualitative Indicators for the evaluation of universities performance. Procedia Social and Behavioral Sciences, 2, 5408-5411. Beerkens, M. (2013) Facts and fads in academic research management: The effect of management practices on research productivity in Australia. Research Policy, 42, 1679-1693. Ensslin, L.; Ensslin, S. R.; Pinto, H. M.; (2013) Processo de investigao e Anlise bibliomtrica: Avaliao da Qualidade dos Servios Bancrios. RAC Revista de Administrao Contempornea, 17(3), 325-349. Ensslin, L.; Giffhorn, E.; Ensslin, S. R.; Petri, S. M.; Vianna, W. B. (2010) Avaliao do Desempenho de Empresas Terceirizadas com o Uso da Metodologia Multicritrio de Apoio Deciso- Construtivista. Revista Pesquisa Operacional, 30(1), 125-152. Higgins, J. C. (1989) Performance measurement in universities. European Journal of Operational Research, 38, 358-368. Valmorbida, S. M. I.; Ensslin, S. R.; Ensslin, L. (2014) Avaliao de Desempenho para Auxlio na Gesto de Universidades Pblicas: Anlise da Literatura para Identificao de Oportunidades de Pesquisas. Contabilidade, Gesto e Governana, 17(3), 4-28.

 

Logos dos Patrocinadores
Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016