Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016
Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016
Anais do
16º International Conference in Accounting - 16º 2016
Página inicial Voltar para a página anterior Fale conosco

RESUMO DO TRABALHO

Abrir
Arquivo

Clique para abrir o trabalho de código 284, Área Temática: Área III: Contabilidade Financeira

Código: 284

Área Temática: Área III: Contabilidade Financeira

Título: Ratings, Book-Tax Differences e Gerenciamento de Resultados no Brasil

Resumo:
Propsito do Trabalho:
O presente estudo investigou se o rating de crdito na emisso de debnture no mercado brasileiro determinado em parte pelas diferenas entre o lucro contbil e tributrio (BTD). O rating de crdito expressa a capacidade que a firma tem de honrar os seus compromissos financeiros no momento correto (Standard & Poors, 2011). Assim, este trabalho tem como problemtica de pesquisa a seguinte questo: o rating de crdito das emisses de debnture no mercado brasileiro pode ser explicado em parte pela Book-tax-differences?

Base da plataforma terica:
O rating de crdito est positivamente associado ao conservadorismo contbil e qualidade dos accruls (AHMED, BILLINGS, MORTON, E STANFORD-HARRIS, 2002; FRANCIS et al, 2005), neste sentido as diferenas entre o lucro contbil e tributrio (BTD), ou seja, as diferenas permanentes (NBTD) e as discricionrias (ABTD), surgem como uma proxy de qualidade dos lucros, uma vez que, o gestor tende a maximizar o lucro contbil e reduzir o lucro tributrio (FERREIRA et al, 2012). Assim, os analistas das agncias de rating podem interpretar as BTDs como uma diminuio da qualidade do lucro, evidenciando um fator de risco na solvncia das companhias e, consequentemente, rebaixando a nota de rating (AYRES, LAPLANTE e MCQUIRE, 2010). Na literatura brasileira, existem poucas pesquisas relacionadas ao BTD, entre elas esto FORMIGONI, ANTUNES & PAULO, 2009; FERREIRA et al, 2012; MACHADO & NAKAO, 2012; FURTADO, SOUZA & NETO, 2014; MARTINEZ & PASSAMANI, 2014; MARTINEZ & SOUZA, 2015. Dentre estas pesquisas, destaca-se o trabalho de Formigoni, Antunes e Paulo (2009), que analisou a composio da BTD de forma a identificar a explicao dessa diferena, seja por meio do gerenciamento de resultado contbil (EM) e/ou do gerenciamento tributrio. Porm, no foi comprovada estatisticamente a relao dessas duas prticas e a BTD. Na viso das empresas, o rating de crdito possui grande importncia prtica, uma vez que, impacta diretamente no custo da sua dvida, em sua estrutura de financiamento e at em sua capacidade de continuar negociando seus ttulos (GRAY et al., 2006). Na tica do mercado, as agncias de rating de crdito tm um importante papel no complemento dos sistemas de avaliao de solvncia, ressaltando as atividades de exame e monitoramento dos analistas de investimento e provedores de dvida corporativa (ADAMS et al., 2003). No contexto brasileiro no muito claro se o rating de crdito tem papel significativo, entretanto, nota-se tambm a importncia que o Brasil tem ganhado na economia global. Desta maneira, o mercado brasileiro apresenta um cenrio a conduzir estudos relacionados ao rating (MURCIA, MURCIA & BORBA, 2014).

Mtodo de investigao:
Desta forma, a literatura apresentada sobre a BTD e ao rating de crdito apresenta fortes indcios desta associao no mercado brasileiro, ou seja, os analistas das agncias de rating podem utilizar-se dessa informao, na determinao do rating de crdito, assim surge a primeira hiptese desta pesquisa: H1 o rating de crdito das emisses de debntures no mercado brasileiro pode ser explicado em parte pela BTD; Partindo do conceito da formao da BTD na sua parte discricionria (ABTD abnormal book-tax-differences), ao qual pode ser causado pelo gerenciamento de resultado contbil (EM - earnings management) e gerenciamento tributrio (TM - Tax Management) (TANG, 2006; FORMIGONI, ANTUNES & PAULO, 2009; MARTINEZ e PASSAMANI, 2014), assim como todo a BTD, a propenso ao gerenciamento contbil e o tributrio podem ser utilizados na determinao do rating de crdito, pelas agncias de rating, deste modo evidenciando a segunda hiptese desta pesquisa: H2 o rating de crdito das emisses de debntures explicado em parte pela propenso ao gerenciamento de resultado contbil e tributrio. A amostra foi constituda de todas as empresas que emitiram debntures no perodo de 2004 a 2014 e que dispem das informaes financeiras publicadas, exceto as empresas financeiras, resultando em uma amostra final de 96 observaes. Para testar a H1 a presente pesquisa props um modelo economtrico, tendo como varivel independente as notas de rating presentes nos anncios de emisses de debntures (Ratingt) e como varivel de interesse as diferenas entre o lucro contbil e tributrio (BTDt-1). Por sua vez, Murcia et al (2014) evidenciou cinco variveis significativas na determinao do rating de crdito no mercado brasileiro, so elas: alavancagem financeira (LEVt-1), lucratividade (PROFt-1), crescimento nas vendas (GROWt-1), performance no mercado financeiro (PERFt-1) e internacionalizao (INTERt-1). Contudo, as mesmas foram utilizadas como variveis de controle, como tambm o tamanho (logAt-1) e o grau de investimento do Brasil (GIBt-1). Para testar a H2, foi utilizado o mesmo modelo proposto para testar a H1, porm substituindo a BTDt-1, pela propenso ao gerenciamento contbil (EM dummyt-1) e ao tributrio (TA dummyt-1). Deste modo, para analisar a determinao do rating de crdito pela propenso ao gerenciamento contbil e tributrio. Com o objetivo de aprimorar e validar os modelos economtricos propostos nesta pesquisa, foram realizados testes de robustez, seja modificando a metodologia de clculo das variveis ou at mesmo a incluso de outras variveis de controle.

Resultados, concluses e suas implicaes:
Os resultados indicam que a BTD no determina o rating de crdito no mercado brasileiro. Adicionalmente, foi testada a determinao do rating de crdito pela propenso ao gerenciamento de resultado contbil e o tributrio. Contudo, os resultados indicaram que as empresas que gerenciam o seu resultado contbil para aument-lo so penalizadas com um rebaixamento, ao passo que as empresas propensas ao gerenciamento tributrio no so penalizadas. Corroborando para este resultado os testes de robustez confirmaram o resultado encontrado no modelo 1, deste modo o RTT no impactou na relevncia deste estudo e as diferenas entre o lucro contbil e tributrio discricionrias representadas pela BTDT, tambm no apresentou uma relao de determinao significativa com o rating de crdito. Entretanto, os resultados das regresses indicam que as empresas propensas a gerenciar seus lucros para aument-los so penalizadas com um rebaixamento no seu rating de crdito, evidenciando assim que os analistas interpretam este fato como um fator de risco de solvncia nas companhias brasileiras. Adicionalmente, os resultados dos testes de robustez, alm de confirmar este resultado, indicam que no apenas as empresas que mais gerenciam resultados contbeis so penalizadas, mas sim pelo simples fato de gerenciarem para aument-lo. Este fato tambm indica que os analistas no veem como um fator de risco de solvncia as empresas que gerenciam para diminuir o seu lucro. Os testes de robustez tambm indicam que as empresas que mais gerenciam os seus lucros, independentemente para aument-lo ou diminui-lo no so penalizadas, assim confirmando que os analistas interpretam como um fator de risco de solvncia o fato de o gestor tender aumentar o lucro, independentemente do seu nvel.Por sua vez, os resultados das regresses, assim como os testes de robustez, no evidenciaram que as empresas propensas ao gerenciamento de resultado tributrio determinam o rating de crdito.

Referncias bibliogrficas:
Ahmed, A., Billings, B., Morton, R., & Stanford-Harris, M. (2002). The role of accounting conservatism in mitigating bondholder-shareholder conflicts over dividend policy and in reducing debt costs. Accounting Review 77 (4): 86790. Ayers, Benjamin C., Laplante, S. K., & McGuire, S. T. (2010) Credit Ratings and Taxes: The Effect of Book/Tax Differences on Ratings Changes. Contemporary Accounting Research.Vol.27 No. 2 pp. 359402. Blune, M.E., Lim, F., & Mackinlay, A. C. (1998) The declining credit quality of U.S. corporate debt: Myth or reality? Journal of Finance. 53 (4): 1389413. Callado, A. C., Vasconcelos, M. F., Rodrigues, R. N., & Libonati, Geronymo. (2008). O impacto da primeira emisso de conceito de risco crdito sobre os preos das aes: um estudo emprico sobre a reao do mercado acionrio brasileiro para o setor bancrio. Revista Cincias Administrativas, 14 (1), 80-88. Calderoni, F., & Collo, P., & Gatti, S. (2009) Ratings changes: the European evidence [Working Paper]. Social Science Research Network. Disponvel em: http://ssrn.com/abstract=1410646. Cheng, M., & Subramanyan, K.R.(2008) Analyst following and credit ratings. Contemporary Accounting Research 25 (4): 100744. Chi, S. S., Pincus, M., & Teoh, S. H. (2013) Mispricing of Book-Tax Differences and the Trading Behavior of Short Sellers and Insiders.The Accounting Review V27, N3 p.469489. Noga, T. J., & Schnader, A. L. (2013). Book-Tax Differences as an Indicator of Financial Distress. Accounting Horizons Vol. 27, No. 3 pp. 469489. Francis, J., Lafond, R., Olsson, P., & Schipper, K. (2005). he market pricing of accruals quality. Journal of Accounting and Economics 39 (2): 295327. Ferreira, F. R., Martinez, A. L., Costa, F. M., & Passamani, (2012). R. R. Book-Tax-Differences e Gerenciamento de Resultados no Mercado de Aes do Brasil. RAE. v. 52, n. 5. pp. 488-501. Formigoni, H., Antunes, M. T. P., & Paulo, E. (2009) Diferena entre o lucro contbil e o lucro tributvel: uma anlise sobre o gerenciamento de resultados contbeis e gerenciamento tributrio nas companhias abertas brasileiras. Brazilian Business Review, v. 6, n. 1, p. 44-61. Gil, A. C. (2008), Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas. Graham, J.R, Raedy, J.S, & Schackelford, D.A. (2012) Research in accounting for income taxes. Journal of Accounting and Economics, v. 53, n. 1-2, p. 412-434. Gray, S., Mirkovic, A., Ragunathan, V. (2006). The determinants of credit ratings: Australian evidence. Australian Journal of Management, 31(2), 333-354. doi: 10.1177/031289620603100208 Hanlon, M. (2005) The persistence and pricing of earnings, accruals, and cash flows when firms have large book-tax differences.The Accounting Review, v. 50, n.1, p. 137-166. Hand, J. R. M.; Holthausen, & Leftwich, R. W. (1992). Effect of bond rating agency announcements on bond and stock prices.The Journal of Finance 47 (2): 73352. Kim, H., & Gu, Z. (2004). Financial determinants of corporate bond ratings: an examination of hotel and casino firms. Journal of Hospitality & Tourism Research, 28(1), 95-108. doi: 10.1177/1096348003261217. Lev, B., & Nissin, D. 2004. Taxable income, future earnings, and equity values. The Accounting Review 79 (4): 10391074.

 

Logos dos Patrocinadores
Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016