Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016
Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016
Anais do
16º International Conference in Accounting - 16º 2016
Página inicial Voltar para a página anterior Fale conosco

RESUMO DO TRABALHO

Abrir
Arquivo

Clique para abrir o trabalho de código 289, Área Temática: Área III: Contabilidade Financeira

Código: 289

Área Temática: Área III: Contabilidade Financeira

Título: O Impacto dos Gastos com Pesquisa na Gerao do Valor Econmico das Empresas No Financeiras de Capital Aberto

Resumo:
Propsito do Trabalho:
As empresas encontram-se inseridas em um ambiente competitivo, exigindo a busca por estratgias que criam valor e vantagem competitiva. Diante disso, ocorreram mudanas na forma de atuao das empresas, alterando o objetivo principal, que antes era de maximizar a rentabilidade, para gerao de riqueza ao acionista. De modo que o foco da tomada de deciso dos gestores deve passar a levar em considerao as principais fontes de criao de valor. Assim, torna-se relevante identificar os direcionadores de valor, uma vez que possvel compreender como o valor criado e estabelecer formas de maximiz-lo. Os direcionadores de valor podem ser de dois tipos: financeiros e no-financeiros. Um possvel direcionador de valor no-financeiro a inovao, fonte crucial de vantagem competitiva e considerado um elemento decisivo na estratgia das empresas. Um indicador consagrado como medida de inovao das empresas corresponde aos investimentos em P&D, os quais geram valor empresa. Esses investimentos, para fins de reconhecimento como ativo intangvel, devem ser segregados em duas fases: pesquisa e desenvolvimento. Caso a empresa no puder diferenci-las, ambas sero tratadas como fase de pesquisa e descarregadas como despesa do perodo na Demonstrao do Resultado do Exerccio. Diante disso, observa-se a necessidade de se discutir a contribuio que os gastos com pesquisa no ativados pela contabilidade geram na criao de valor ao acionista, visto que cada vez mais exigido das empresas investirem, continuamente, em inovao. O trabalho possui como objetivo identificar se os gastos com pesquisa contribuem na explicao da gerao de valor ao acionista, de modo que esses gastos possam ser considerados como direcionador de valor para as empresas brasileiras de capital aberto.

Base da plataforma terica:
A gesto baseada em valor (VBM) utilizada para avaliar o valor da empresa e o valor ao acionista (Kumar, 2015), possuindo como objetivo a maximizao do valor. A abordagem da VBM faz com que a gesto tenha como foco principal, para tomada de deciso, as principais fontes de criao de valor, as quais proporcionam a identificao de vantagens competitivas que sejam capazes de oferecer retorno superior ao custo de oportunidade do capital (Rappaport, 2001). Uma proxy frequentemente utilizada para mensurar a criao ou destruio de valor nas organizaes o valor econmico agregado (Economic Value Added - EVA), o qual foi desenvolvido pela Stern Stewart & Co. e recupera a antiga ideia de lucro econmico, utilizado nos estudos de Marshall, em 1982. O conceito de lucro econmico considera como lucro somente o que existe aps a remunerao do capital investido, ou seja, engloba o custo de oportunidade, o que geralmente, no abordado na discusso sobre os indicadores de criao de valor. Isto faz com que ele seja considerado um mtodo inovativo (Young & O'Byrne, 2001). O EVA tem se tornado uma medida relevante ao medir, em termos monetrios, a diferena entre o retorno sobre o capital de uma empresa e o custo desse capital. Apesar do processo de estimao do custo de capital ser subjetivo, as mtricas que ignoram tal fato no so eficiente em revelar a criao de valor ao acionista (Young & O'Byrne, 2001). Os direcionadores de valor (DV) impactam os resultados de uma organizao e esto relacionados criao de valor ao acionista e ao conceito da VBM (Kumar, 2015). A identificao dos direcionadores de valor permite compreender como o valor criado e, consequentemente, estabelecer as formas de maximiz-lo. A definio dos direcionadores de valor consiste em um passo crtico na avaliao dos processos de um negcio, desde que as variveis definidas como tais direcionadores possam, de fato, impactar no aumento ou na reduo do valor da empresa (Kumar, 2015). Diversos estudos tm se voltado identificao dos principais direcionadores de valor nas empresas. Os direcionadores de valor podem ser de dois tipos: financeiros e no-financeiros (Young & OByrne, 2001; Kumar, 2015). Um direcionador no financeiro discutido atualmente a inovao (Lev, 2001). O processo de inovao desencadeado por meio das atividades de P&D de suma importncia para a sobrevivncia de uma empresa e, consequentemente, seu crescimento econmico (Fan, Gillion & Yu, 2013). O impacto dos investimentos em P&D sobre o valor das empresas vem sendo estudado por vrios autores. Shi (2003), Jensen, Menezes-Filho e Sbragia (2004) e Queiroz (2010) constataram que os investimentos em P&D proporcionam retornos em perodos mais longos.

Mtodo de investigao:
A amostra totalizou 42 companhias brasileiras ativas na BM&FBOVESPA. Ressalta-se que foram excludas as empresas financeiras e as seguradoras e, ainda, aquelas empresas que no possuam as informaes necessrias de acordo com essa pesquisa. Os dados foram obtidos por meio do software Economtica e, as informaes relativas aos gastos com pesquisa foram coletadas nas Notas Explicativas divulgadas no site da Comisso de Valores Mobilirios (CVM), para os anos de 2010 a 2014. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, as empresas da amostra foram analisadas a partir do mtodo estatstico de regresso linear mltipla, por meio do software Regression, Econometrics and Time-series Library. A anlise do impacto dos gastos com pesquisa sobre a criao de valor das empresas envolve a estimao de modelos do tipo cross-section a partir do Mtodo dos Mnimos Quadrados Ordinrios (MQO). O mtodo MQO possui alguns pressupostos que necessitam ser validados para correta estimao do modelo, so eles: normalidade, ausncia de heteroscedasticidade e multicolinearidade. Esses pressupostos foram validados por meio dos testes, respectivamente, teste de Doornik-Hansen, teste de Breusch-Pagan e teste de Variance Inflation Factor. A varivel dependente deste trabalho o Valor Econmico Agregado (EVA). A varivel independente de interesse compreende o acumulado dos gastos com pesquisa descarregados diretamente na DRE divididos pelo ativo total, para os anos de 2010 a 2014. Para tanto, Foram consideradas duas situaes: (i) apresentado valor na DRE referente aos gastos com pesquisa, foi considerado este valor dividido pelo ativo total da empresa, para os anos de 2010 a 2014 e, (ii) Quando no apresentado o valor dos gastos com pesquisa incorridos na DRE, considerou-se que a empresa no investiu no perodo e, por isso, foi atribudo a ela valor zero, desde que haja meno, nas notas explicativas, de que os gastos com pesquisa, quando incorridos,so reconhecidos na DRE. As variveis de controle so: margem operacional, tamanho, endividamento, capex e idade da empresa.

Resultados, concluses e suas implicaes:
Os resultados evidenciaram que os gastos com pesquisa, proxy utilizada para mensurar inovao, juntamente com variveis de controle MGOP e ID, contriburam de maneira significativa (91,88%) e positiva para explicar a gerao de valor, mensurada pelo EVA. Cabe ressaltar que entre as variveis de controle inseridas no modelo, as variveis de controle CAPEX, ENDIV e TAM, no obtiveram resultados significativos. Observa-se, tambm, que o teste de significncia global, obtido por meio do Teste F, evidenciou um p-valor inferior a 0,05. As variveis independentes que contriburam para a explicao do valor da empresa foram: INOV, MGOP e ID. Essas variveis possuem p-valor significativos, sendo que todas esto relacionadas positivamente com a varivel explicada. O coeficiente da varivel INOV (5% de significncia) indica que quanto maior o seu valor, maior tende a ser o valor do EVA, ou seja, a criao de valor na organizao. Ressalta-se que a significncia da varivel INOV encontra-se de acordo com a literatura, conforme observados nos estudos de Chan et al. (1990); Morck e Yeung (1991); Chauvin e Hirschey (1993); Lee e Shim (1995); Han e Manry (2004); Jensen et al. (2004); Hungarato e Sanches (2006) e Azevedo e Gutierrez (2009). Complementarmente, vlido ressaltar que a forma de clculo da varivel de interesse INOV levou em considerao o fato de que a criao de valor pode ser proporcionada no longo prazo (Hungarato & Lopes, 2008; Nguyen et al., 2009; Alves et al., 2011). A varivel MGOP obteve significncia ao nvel de 1% tambm de maneira positiva, indicando que quanto maior for a varivel MGOP, maior tende a ser o EVA e se encontra em consonncia com o proposto pela literatura (Crrea et al., 2012). A varivel ID significativa ao nvel de 10%, indicando quanto maior a idade da empresa, maior, em mdia, ser a criao de valor na organizao e, encontra-se de acordo com o esperado pela literatura (Leite, 2011). As variveis de controle CAPEX, ENDIV e TAM no contriburam para explicar a varivel EVA. Isso ocorre devido ao intervalo de confiana dessas variveis, o qual difere entre valores negativos e positivos, o que torna os resultados no significativos. O diferencial desse estudo em relao aos anteriores decorre do fato de levar em considerao dois fatores na mensurao da varivel INOV, sendo o uso: (i) somente dos gastos com pesquisa descarregados na DRE, visto que os gastos de desenvolvimento podem ser ativados e (ii) acumulado dos gastos com pesquisa nos anos de 2010 a 2014, visto que esses investimentos tendem a oferecer retornos em perodos mais longos. Destaca-se, por fim, que o resultado da varivel INOV evidencia a importncia dos investimentos em inovao na explicao da criao de valor das empresas, uma vez que obteve coeficiente significativo em relao ao EVA. Alm disso, sinaliza a importncia dos gastos com pesquisa no ativados pela contabilidade, visto que os resultados demonstram que esses valores contribuem para a gerao de valor econmico, sendo, por isso, considerados como um direcionador de valor. Cabe ressaltar que a amostra se restringiu a 42 empresas, devido ao fato de que nem todas as empresas brasileiras de capital aberto evidenciam em Notas Explicativas os seus gastos com pesquisa. Assim, espera-se que trabalhos futuros possam englobar um maior nmero de empresas ou metodologias alternativas, como forma de comparao com os resultados obtidos.

Referncias bibliogrficas:
Fan, J. P. H., Gillan, S. L. & Yu, X. (2013). Innovation or imitation? The role of intellectual property rights protections. Journal of Multinacional Financial Management, 23, 208-234. Jensen, J., Menezes- Filho, N., & Sbragia, R. (2004). Os determinantes dos gastos em P&D no Brasil: uma anlise com dados em painel. Estudos Econmicos, 34(4), 661-691. Recuperado em 20 de outubro, 2015, de http://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35829/38545 Kumar, R. (2015). Valuation: Theories and concepts. London: Academic Press. Lev, B. (2001). Intangibles: management, measurement, and reporting. Washington: Brookings Institution. Rappaport, A. (2011). Gerando valor para o Acionista: um guia para administradores e investidores. So Paulo: Atlas. Shi, C. (2003). On the Trade-Off Between the Future Benefits and Riskiness of R&D: A Bondholders' Perspective. Journal of Accounting and Economics, 35(2). Retrieved December 10, 2015 from http://ssrn.com/abstract=329041. Young, S. D., & O'Byrne, S. F. (2001). EVA and Value-based Management: a practical guide to implementation. New York: McGraw-Hill. Queiroz, O. R. (2010). O impacto do crescimento dos gastos em P&D na taxa de crescimento dos lucros das empresas de acordo com o modelo OJ: um estudo no mercado de capitais brasileiro. Anais do Congresso Anpcont, Blumenau, SC, Brasil, 4.

 

Logos dos Patrocinadores
Anais do 16º International Conference in Accounting - 16º  2016