Resumo: Propsito do Trabalho: As micro e pequenas empresas possuem grande relevância no cenário econômico regional e nacional, sendo responsáveis pela geração de emprego e renda para uma expressiva parcela da população, consumo de insumos, dentre outros fatores que auxiliam o desenvolvimento da economia local de onde se instalam. Em virtude da importância das MPEs, faz-se necessário a realização de estudos que busquem compreender não somente as características empreendedoras presentes nos negócios destas organizações como, também, a análise de suas características particulares no que se refere à questões vinculadas à gestão. Um ponto que denota atenção quando da análise das MPEs é o grande índice de mortalidade precoce destes empreendimentos, muitas vezes proveniente da falta de conhecimentos gerenciais. Neste contexto, o objetivo do estudo é verificar quais os fatores que influenciam o processo de gestão de MPEs localizadas na região sul do Rio Grande do Sul. A presente investigação, de caráter descritivo, fez uso de fontes múltiplas de evidências.
Base da plataforma terica: Definido o objetivo e a questão norteadora do presente estudo, este tópico destina-se à apresentação de conceitos para subsidiar a melhor compreensão da temática proposta, bem como dos resultados alcançados. Em um primeiro momento, fez-se necessário uma breve apresentação sobre o que de fato são as Micro e Pequenas Empresas, para que se conhecesse um pouco sobre a estrutura das empresas foco do estudo, por fim apresentou-se considerações sobre a dinâmica do processo de gestão, foco de análise do trabalho, considerando-se aspectos voltados ao planejamento, execução e controle.
Mtodo de investigao: O presente estudo, de delineamento descritivo, foi conduzido com vistas a explanar as apreensões realizadas a partir dos dados analisados. A conjuração dos dados das MPEs enfatizou informações vinculadas à tríade do processo de gestão, ou seja, planejamento, execução e controle. A estratégia utilizada para a coleta de dados caracteriza-se como documental, em função da procedência do rol de informações utilizadas para análise. Assim, os dados desta investigação foram obtidos junto ao projeto Negócio a Negócio, durante as atividades de 2010, que surgiu em função de uma parceria entre o SEBRAE e universidades gaúchas. Os dados foram tratados quantitativamente através de estatística descritiva e da técnica de Análise Fatorial.
Resultados, concluses e suas implicaes: Os resultados indicam que as empresas analisadas possuem pouca estrutura de planejamento, o que incorre na falta de definição de objetivos e metas de ação de curto e longo prazos. Diante disso, infere-se que as organizações necessitam de maior apoio técnico para que possam conseguir desenvolver melhor os aspectos relacionados à gestão, na tríade planejamento, execução e controle, evitando-se assim que tais empresas corram o risco de fazer parte da estatística de mortalidade precoce de seus negócios.
Referncias bibliogrficas: Batista, F. F., Freitas, E. C. de, Santiago, J, S. & Rêgo, T de F. (2012, Jan-Abr). Uma Investigação acerca da Mortalidade das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Cidade de Sousa, PB1. REUNIR – Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade, 2 (1), 56-71.
Ferreira, L. F. F., Oliva, F. L.,Santos, S. A. dos, Grisi, C. C. de H. e, & Lima, A. C. (2012). Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Gest. Prod., São Carlos, 19 (4), 811-823.
Klann, R. C., Klann, P. A., Postai, K. R., & Ribeiro, M. J.(2012). Relação entre o ciclo de vida organizacional e o planejamento em empresas metalúrgicas do município de Brusque-SC. Revista de Contabilidade e Organizações, 6(16), 119-142.
Kozan, M. K., Oksoy, D., & Ozsoy, O. (2012). Owner sacrifice and small business growth. Journal of World Business, p. 409-419.
Penaloza, V., & Figueiredo, F de C. (2011). Fatores que influenciam a estrutura de capital em micro e pequenas empresas. Pretexto, 12 (1), 9-28.
Petry, L. I., & Nascimento, A. M. (2009, Jan-Abr). Um estudo sobre o modelo de gestão e o processo sucessório em empresas familiares. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, 20 (49), 109-125.
|