Resumo: Propsito do Trabalho: Contribuindo com o seu papel primordial de ensinar, a universidade surge com a tarefa de ser a transmissora de novos conhecimentos, principalmente por meio do incentivo à Iniciação Científica (IC), proporcionando aos estudantes bases sólidas, tanto para alcançarem a aprovação em seus trabalhos acadêmicos como desenvolverem habilidades científicas. Luckesi, Barreto e Baptista (2005) definem a universidade como centro de consciência crítica, não bastando apenas repetir conhecimentos já existentes, mas sim produzir o entendimento da realidade com ajuda de instrumentos metodológicos.
Oliveira (2005) explica que “a Iniciação Científica não confere apenas o conhecimento adquirido. Ela confere ao estudante a capacidade de encontrar suas próprias resposta a questões difíceis, e o poder de identificar os aspectos relevantes de tais questões” (p. 33). Porém, Barbosa (2007) alerta para o fato de que uma grande parte dos estudantes de ensino superior brasileiro só tem a chance ou ainda a obrigatoriedade de praticar a pesquisa durante a graduação por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Considerando a relevância da formação de habilidades de pesquisa nos alunos de educação superior, despertou-se o interesse em verificar se tais dificuldades enfrentadas pelos estudantes estão relacionadas à ausência de participação dos graduandos em programas de IC. Procurou-se, portanto, na presente pesquisa, avaliar a contribuição de programas de IC para os alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis das IES Públicas do estado da Paraíba que estão elaborando o TCC. Assim, surgiu a seguinte problemática: “Qual a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis das IES Públicas do estado da Paraíba em relação à contribuição da IC na elaboração do TCC?”.
Base da plataforma terica: A pesquisa é um fator relevante na construção de novos conhecimentos, sendo uma atividade essencial para o progresso da ciência, considera-se a universidade como o campo apropriado para desenvolvê-la (Machado et al., 2009). Sendo assim, a atividade de Iniciação Científica vem introduzindo uma nova maneira de pensar, incentivando a realização da pesquisa pelos estudantes desde cedo (Portal Eletrônico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com a utilização da IC nas universidades, os alunos são estimulados a conhecer o ambiente de pesquisa, desenvolvendo capacidades diferentes, como a análise crítica e maior entendimento sobre teoria e a prática (Calazans, 2002).
As universidades públicas, caracterizadas como centro de conhecimento que se preocupam com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento da ciência, têm por objetivo oferecer recursos para que o estudante possa progredir em sua vida científica. Neste entendimento, Santos (2008) explica que a universidade oferece como principal produto o conhecimento, não só aquele vivenciado em sala de aula, mas aquele adquirido por meio de projetos de pesquisa, interagindo com a comunidade e possibilitando uma melhoria em diversas áreas.
Assim, Chauí (2003) afirma que “a valorização da pesquisa nas universidades públicas exige políticas públicas de financiamento, por meio de fundos públicos destinados a esse fim por intermédio de agências nacionais de incentivo à pesquisa” (p. 14). Em virtude dos benefícios oriundos da prática da pesquisa no contexto universitário, algumas IES proporcionam bolsas de incentivos à pesquisa através de órgãos oficiais, como CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Com o objetivo de estimular o aluno na prática da pesquisa, são oferecidos nos cursos de Ciências Contábeis disciplinas como Metodologia Científica e Pesquisa Aplicada, disponibilizando conhecimentos metodológicos e ensinando o uso de instrumentos indispensáveis para a realização de pesquisa.
Nesse contexto, a IC nas universidades visa estimular um trabalho pedagógico que vá além da simples formação técnica dos estudantes, agregando valor à formação intelectual, tendo como intuito aproximar professores e alunos na busca incessante do conhecimento.
Neves e Russi (2007) afirmam que “o TCC passa a ser ferramenta fundamental para consolidação das competências adquiridas no curso. Assim o aluno adquire uma série de competências e as consolida no TCC” (p. 2). Ao desenvolver um TCC, o aluno passará a se familiarizar com a postura científica, sendo conduzido a entender os métodos e técnicas de desenvolvimento da pesquisa, além de ser orientado à área de produção acadêmica e profissional que deseja seguir.
O TCC pode oportunizar a ampliação dos conhecimentos já adquiridos pelo aluno durante o curso e também pode ser visto como um procedimento de IC, do qual se configura como um instrumento metodológico na busca de significados, permitindo a construção de novos conhecimentos.
Mtodo de investigao: A presente pesquisa é de caráter descritivo, de cunho bibliográfico sendo classificada como de levantamento (Survey) – já que foram coletados dados com aqueles que constituíram a amostra – e utilizou a abordagem quantitativa.
Para a população da pesquisa, buscou-se juntamente com as coordenações dos cursos das IES pesquisadas o número aproximado de alunos concluintes no período em foco. Dessa forma, contatou-se uma população de 203 alunos concluintes do período 2013.1, dos turnos da manhã e da noite, do curso de Graduação em Ciências Contábeis em três Instituições Públicas de Ensino Superior do estado da Paraíba, localizadas nas cidades de João Pessoa (UFPB/Campus I), Mamanguape (UFPB/Campus IV), Campina Grande (UEPB) e Sousa (UFCG). Diante da população desta pesquisa selecionou-se uma amostra de 109 concluintes, representando um percentual de 53,69%.
A amostra foi selecionada por meio do critério de conveniência, pois foram pesquisados os estudantes mais acessíveis. Os dados foram coletados através de aplicação de questionários, visando atingir o maior número de pessoas ao mesmo tempo e tentando obter respostas mais rápidas e exatas. Na análise dos dados, foram utilizadas tabelas com o suporte do software SPSS versão 20.0 (Statistical Package for the Social Sciences) de análise de dados e análise estatística, além do software Excel 2010.
No instrumento da pesquisa, foram abordadas questões relacionadas às informações pessoais dos pesquisados, informações acadêmicas e as impressões pessoais acerca da IC e da elaboração de TCC com base em uma escala do tipo Likert, variando de “1 - Discordo Plenamente” até “5 - Concordo Plenamente”. Também foi considerado o somatório das opções “discordo ou concordo em parte” juntamente com as opções “discordo ou concordo plenamente”. Este critério teve como objetivo deixar mais representativo a discordância e a concordância para fins de análise.
No final do questionário, disponibilizou-se um espaço para observação em que os pesquisados pudessem descrever sua opinião sobre o tema ou comentar algum fato relevante, servindo de contribuição para a pesquisa.
Resultados, concluses e suas implicaes: A pesquisa teve como principal finalidade avaliar a contribuição da Iniciação Científica na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso a partir da percepção dos discentes concluintes do período 2013.1 do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior Pública no estado da Paraíba.
Na construção de um campo teórico que norteasse a pesquisa, foi feito um levantamento sobre a IC, o curso de Ciências Contábeis nas IES Públicas e o TCC. Na pesquisa de campo, foram consultados 109 alunos, na qual apresentaram suas opiniões de acordo com o questionário aplicado.
De acordo com a pesquisa realizada, o envolvimento dos alunos de graduação nos programas de IC é de fato importante para a elaboração do TCC, uma vez que esses programas visam desenvolver no aluno o senso crítico e habilidades de pesquisas e investigação, fazendo com que, ao chegar à fase de elaboração de sua monografia, o aluno possa estar capacitado para lidar com as ferramentas metodológicas que auxiliam na elaboração do TCC.
Sendo assim, estimular o aluno a desenvolver trabalhos científicos no decorrer do curso surge como uma estratégia para que ele possa estar familiarizado com os instrumentos de pesquisa, que os auxiliarão na trajetória acadêmica.
Apesar de ter sido identificado o pouco envolvimento dos estudantes de Ciências Contábeis com os programas de IC, conforme os dados coletados, ressalta-se a relevância da participação do estudante com a pesquisa científica durante a graduação no referido curso, já que poderá proporcionar a valorização e o crescimento do novo profissional.
Portanto, buscando responder o seguinte questionamento “Qual a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis das IES Públicas do Estado da Paraíba em relação à contribuição da IC na elaboração do TCC?”, verificou-se, por meio da percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis das IES pesquisadas, que, embora seja incipiente o processo de participação dos mesmos em projetos de IC, muitos consideram como uma etapa importante e acreditam que esta desenvolve habilidades nos alunos, contribuindo para o seu desempenho acadêmico, como na elaboração do TCC, aproximando o estudante da pesquisa.
Constatou-se também, que há dificuldades por parte dos alunos em participarem dos projetos de IC, pois a maioria dos estudantes de Ciências Contábeis insere-se no mercado de trabalho durante o curso, o que pode ser visto pelos graduandos como uma barreira para o desenvolvimento de alguma atividade extracurricular.
Nesse contexto, sugere-se para futuras pesquisas reaplicar o estudo em outras Instituições de Ensino Superior, como também realizar outro estudo sobre a percepção dos docentes acerca dos programas de IC e a realização de comparativos sobre a percepção dos docentes e discentes acerca da relevância da pesquisa durante o curso.
Referncias bibliogrficas: Barbosa, S. M. (2007). A formação do pesquisador na graduação: análise das principais obras de metodologia do trabalho científico (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Campinas.
Calazans, J. (Org.). (2002). Iniciação Científica: construindo o pensamento crítico. 2. ed. São Paulo: Cortez.
Chauí, M. (2003). A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, 24, 5-15.
Luckesi, C., Barreto, E., & Baptista, N. (2005). Fazer universidade: uma proposta metodológica. 14. ed. São Paulo: Cortez.
Machado, D. P. et al. (2009). Incentivo à pesquisa científica durante a graduação em Ciências Contábeis: um estudo nas universidades do estado do Rio Grande do Sul. Revista de Informação Contábil, 3(2), 37-60.
Neves, J. M. S. das, & Russi, L. N. (2007). O TCC como Ferramenta para Consolidação das Competências Adquiridas no Ensino de Tecnologia na Fatec Guaratinguetá (SP). In I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Recife: ENEPQ.
Oliveira, L. N. (2005). Ninguém pode dar-se ao luxo de não fazer Iniciação Científica. In M. Rollemberg (Org.), Universidade: formação e transformação. São Paulo: EDUSP.
Santos, J. R. R. dos. (2008). Universidade Pública e Desenvolvimento Local: a presença da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no bairro do Salobrinho em Ilhéus – Bahia no período de 1991 a 2008 (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Salvador.
|