Resumo: Propsito do Trabalho: A avaliação de desempenho é de vital importância para uma empresa, possui como foco sua sustentabilidade e sua perenidade nas atividades. Mensurar o desempenho, ou seja, fornecer informação é o primeiro passo para apresentar com qualidade, aos usuários, a real situação da empresa. A utilização de indicadores econômicos e financeiros deve ser o principal instrumento de avaliação do desempenho, por conta de sua fácil obtenção junto aos relatórios contábeis. A informação contábil de qualidade, que é utilizada em indicadores contábeis, é gerada a partir de políticas contábeis de qualidade, neste sentido pelo fato da expansão do mercado a níveis globais, vem se discutindo a adoção global de normas comuns de contabilidade. O principal argumento é que com padrões comuns de mensuração e reconhecimento dos elementos financeiros e econômicos das empresas, os custos de transação diminuiriam (Weffort, 2003). O Brasil adotou destas políticas contábeis obrigatoriamente a partir de 2010. Com o processo de harmonização contábil, os padrões de contabilidade, principalmente as políticas de mensuração dos ativos das empresas, foram alterados com o intuito de aumentar a qualidade da informação e reduzir assimetria. Estas alterações tendem a afetar o resultado oferecido pelos indicadores econômicos e financeiros das empresas. Esta pesquisa objetiva: Verificar o impacto da convergência contábil brasileira às normas internacionais de contabilidade, nos sistemas de avaliação do desempenho econômico e financeiro das empresas do setor de construção e transporte listadas na BM&FBovespa. Este estudo utilizará para isso o método DEA de avaliação de desempenho econômico e financeiro e verificará quais foram os efeitos do processo sobre o setor de atuação.
Base da plataforma terica: A base teórica deste estudo, que se fundamenta na avaliação de desempenho, leva em consideração o posicionamento epistemológico dos autores, sendo um grupo que trabalha com avaliação de desempenho financeiro e outro grupo que trabalha com avaliação de desempenho não financeiro. Destaca-se que a discussão gerada entre estes dois grupos, tangem exclusivamente as informações utilizadas na mensuração do desempenho, haja vista que o primeiro grupo defende a utilização de apenas informações financeiras e o outro grupo admite a utilização de outros grupos de informação. Para este estudo que o objetivo é trabalhar com indicadores de desempenho financeiro, entretanto corrobora-se com conceitos da corrente de informações não financeiras. Desta maneira o estudo do desempenho com base em indicadores financeiros e econômicos deve levar em consideração alguns aspectos como a relevância da utilização de determinados indicadores, bem como a forma em que se apresenta um resultado em uma única informação (Altman, 1968). Os indicadores bem utilizados, conforme descrito acima pode gerar grandes contribuições para a gestão das empresas e para a mitigação do risco de investimentos. Também se deve levar em consideração a possibilidade de se utilizar métodos matemáticos mais robustos para que se leve uma informação mais completa e mais acessível para o tomador de decisão. Sobre a convergência contábil pode ser resumido em dois períodos, utilizando como marco histórico a adoção por parte da União Europeia, aprovada em 2002 e aplicada obrigatoriamente em 2005. Após esta adoção definitiva deste grande bloco econômico, muito influente no mercado mundial, países em todos os continentes seguiram a mesma linha, este então seria o período pós União Europeia. Algumas pesquisa já estudaram estes efeitos, como Iatridis e Rouvolis (2010) e Iatridis e Dallas (2011) descreveram que em empresas gregas os maiores efeitos foram sentidos na maior volatilidade das demonstrações das principais empresas do país. Também Miranda (2008) descreve que os efeitos são determinados pela característica legal do país, Common Low ou Code Low. Para mensuração do desempenho o método de Análise Envoltória de Dados mostra-se como ferramenta útil e adequada. Sua composição se dá em um ambiente produtivo onde o objetivo é comparar unidades tomadoras de decisão por meio da razão de Outputs e Inputs, costumeiramente uma medida de produtividade. Entretanto a comparação entre os indicadores econômicos e financeiros, a luz da teoria da contabilidade permite justificar a utilização desta ferramenta de análise de desempenho.
Mtodo de investigao: Esta pesquisa que possui o objetivo de verificar o impacto da convergência aos padrões internacionais de contabilidade das empresas listadas no setor de construção e transporte da BM&FBovespa, destaca como delineamento metodológico como um estudo dedutivo, de acordo com os objetivos uma pesquisa descritiva, de procedimentos documentais e abordagem quantitativa. O total de empresas utilizadas na pesquisa foi de 55, sendo este o setor apresentado pela BM&FBovespa o maior setor de atuação. As informações coletadas no sitio da bolsa, correspondem a redivulgação do ano de 2009, que por motivo da convergência necessitou da re-divulgação para comparação com 2010. Para a análise da eficiência das empresas foi utilizado um conjunto de 23 indicadores de desempenho econômico e financeiro. O processo de modelagem foi compreendido em cinco fases, a primeira aplica o modelo de DEA para a avaliação dos indicadores de forma individual. O segundo processo de análise trata-se da seleção de variáveis em que o coeficiente de eficiência mais se destacou dentro de um conjunto de variáveis. A terceira trabalha com o processo de mensuração da eficiência dado o conjunto de indicadores selecionados pela etapa anterior. A quarta etapa destaca o processo de mensuração dos resultados por meio do conjunto geral de indicadores selecionas. Por fim a última etapa destaca-se por ser a etapa que determina se existiu ou não impacto sobre o desempenho, quanto o desempenho analisado. A análise da eficiência dos indicadores, foi realizada admitindo que, por ser o indicador uma expressão matemática de quociente, admitiu-se como output do modelo de DEA, o numerador do indicador e como input do modelo o denominador. No processo de seleção de variáveis foi utilizada a Análise de Componentes Principais como método de análise dos resultados. O último método utilizado foi a Correlação Canônica, para a determinação da ocorrência, ou não de impacto no desempenho das empresas brasileiras. Foram comparados os desempenhos antes das IFRS e o desempenho pós IFRS.
Resultados, concluses e suas implicaes: Este estudo figurou dentro da perspectiva da avaliação dos impactos da implementação das normas internacionais de contabilidade, frente ao desempenho econômico e financeiro das empresas. Desta maneira esta pesquisa possuiu o objetivo de Verificar o impacto da convergência contábil brasileira às normas internacionais de contabilidade, nos sistemas de avaliação do desempenho econômico e financeiro das empresas do setor de construção e transporte listadas na BM&FBovespa. O estudo se utilizou de um processo de modelagem matemática para inferir um novo modelo de avaliação de desempenho que se utiliza de Análise Envoltória de Dados como ferramenta principal aplicada na análise. Os dados coletados foram referentes à re-divulgação das empresas no ano de 2009. Desta forma esta pesquisa utilizou-se de um conjunto de 23 indicadores, segregados em cinco grupos de classificação, Liquidez, Endividamento, Rentabilidade, Atividade e Mercado. Inicialmente foram calculados os scores de eficiência para cada um dos indicadores selecionados, utilizando a Análise de Componentes Principais estes indicadores foram reduzidos a 18 de 23. Entretanto não ocorreram mudança no conjunto de indicadores obtido em BR GAAP ou em IFRS. Para o conjunto total dos indicadores o conjunto foi reduzido de 23 para 10 indicadores, o que corresponde a uma síntese significativa. Dado estes indicadores mais significantes, se calculou a eficiência geral e por grupos de indicadores, e com estas informações, utilizando do método de correlação canônica auferiu-se o resultado da pesquisa. As eficiências foram majoritariamente com estala próxima a 1, sendo para os índices de Liquidez pertenceram a fronteira 26 e 24 empresas. O desempenho em Atividades e no Mercado foram os que possuíram menor número de membros da fronteira. Por sua vez os resultados auferiram significância na comparação entre os resultados em IFRS e BR GAAP, o que indica e efetiva relação entre os dois desempenhos das empresas. O coeficiente de correlação canônico, auferiu valores muito próximos a 1, o que indica a existência de similaridade entre os desempenho das empresas antes e depois da convergência. Preconizou-se neste estudo que só poderia ser considerado significativo o impacto que afeta-se de maneira diferenciada cada uma das empresas analisadas. No que tange o teste de Análise de Componentes Principais, os resultados para ambas as políticas contábeis foram iguais. Desta maneira conclui-se que, e com base da literatura, o desempenho não foi afetado com a mudança dos padrões da contabilidade brasileira. Isto corrobora com pesquisas já realizadas de que no Brasil o impacto não foi sentido. Esta pesquisa corrobora principalmente com o estudo de Miranda (2008), onde os resultados apontaram que em países cujos GAAPs eram code-law, o impacto foi menor do que em países onde o GAAP é common-law.
Referncias bibliogrficas: ALTMAN, E. I. (1968) Financial Ratios, Discriminant Analysis and the prediction of Corporate Bankruptcy. The Journal of Finance, v. 23, n.4, p (589-609).
IATRIDIS, G.; DALLA, K. (2011) The impact of IFRS implementation on Greek listed companies. International Journal of Management Finance, v. 7, n. 3, p. (284-303).
IATRIDIS, G.; ROUVOLIS, S. (2010) The post-adoption effects of the implementation of international financial reporting Standards in Greece. Journal of International Accounting, Auditing and Taxation, v. 19, p. (55-65).
MIRANDA, V. L. (2008) Impacto da adoção das IFRS em indicadores econômico-financeiros de bancos de alguns países da União Europeia. Dissertação (Mestrados) Universidade de São Paulo.
WEFFORT, E. F. J. (2003) O Brasil e a Harmonização Contábil Internacional: Influências dos Sistemas Jurídico e Educacional, da Cultura e do Mercado, 2003. Tese (Doutorado PPGCC – FEA) Universidade de São Paulo, São Paulo.
|