As discussões em torno do domínio comum não são recentes, os conflitos referentes ao direito de propriedade são conhecidos desde o início da existência do homem. Com o passar dos tempos notou-se um incrível crescimento na construção de edifícios, exigindo-se tratamentos legais apropriados.
O crescimento exponencial dessas instituições desencadeou transformações que foram além da necessidade da evolução das matérias jurídicas e levaram à reformulação dos modelos de administração condominial, que passou de uma simples atribuição do síndico para um processo de administração planejado e organizado, requerendo, cada vez mais, profissionais qualificados à frente da administração dessas instituições.
Neste cenário, a Contabilidade tornou-se um importante instrumento para a administração condominial e pode contribuir, com seus fundamentos, princípios, padrões, critérios e procedimentos, para a maior solidez dos controles, confiabilidade das informações e proteção do patrimônio dos condôminos.
O trabalho estuda a aplicação das metodologias contábeis aos condomínios prediais, evidenciando-as como importantes ferramentas nos processos de controle e gestão dessas organizações, a fim de que contribuam diretamente na melhoria na qualidade de vida daqueles que convivem em condomínios e também considera a importante missão dos seus administradores, face às atuais e habituais desconfianças que têm surgido por parte dos condôminos, quanto à cobrança e destinação das cotas condominiais e as respectivas prestações de contas. |