O principal objetivo desse artigo é analisar o impacto do capital intelectual e seus componentes: capital humano e capital estrutural no valor de mercado e na lucratividade de empresas brasileiras de capital aberto, provenientes de diversos setores.
Foi utilizado o índice VAICTM (Value Added Intelectual Coefficient) de Ante Pulic como medida de eficiência do capital financeiro e intelectual empregado. Foram construídos modelos de regressão para verificar o relacionamento entre a eficiência na criação de valor no uso do capital intelectual e a razão “valor de mercado/valor contábil” (market-to-book value) das empresas.
Também foi analisada a relação da eficiência no uso do capital intelectual e a lucratividade das empresas, medida através do índice de retorno sobre ativos. Os resultados encontrados são consistentes com os de Firer e Willians (2003) e Chen e Cheng (2005) e mostram que, em se tratando de valor de mercado, a eficiência sobre os ativos tangíveis e financeiros é o direcionador de valor mais significativo.
Os resultados suportam as hipóteses de que o capital intelectual das empresas tem um impacto positivo no desempenho financeiro e no valor de mercado das mesmas.
|