Palestrantes

ZULMIR IVÂNIO BREDA, Ms.C - Zulmir Ivânio Breda é bacharel em Ciências Contábeis - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestre Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas (RJ), tendo duas especializações: um em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e outra em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua atuação profissional permeia o seguinte histórico: 1972 a 1981: atuação em atividades administrativas em empresas privadas do ramo comercial e industrial. 1981 a 1986: fiscal do exercício da profissão contábil, chefe do Departamento de Fiscalização e Assessor da Diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. 1986 a 2017: auditor fiscal da Receita Estadual da Secretaria Estadual da Fazenda da Estado do Rio Grande do Sul, tendo desempenhado diversas funções ao longo desse período, tais como: chefe da Divisão de Auditoria da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado; diretor do Departamento de Coordenação da Reestruturação Administrativa e Controle Físico Financeiro de Projetos da Secretaria-Geral de Governo, no Gabinete do Governador do estado; membro do Grupo de Assessoramento Econômico – GAE; membro do Comitê de Gestão Pública do Governo do Estado do RS; secretário-geral de Governo, substituto, da Secretaria-Geral de Governo do Estado do Rio Grande do Sul; secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre; conselheiro de Administração da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre. Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (RS) – (Sindifisco-RS): secretário-geral e vice-presidente da entidade, no período de 2002 a 2004. Obteve o Título Honorífico de “Cidadão Emérito da Cidade”, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, pela Lei Municipal n.º 11.888, de 22 de julho de 2015, pelos serviços prestados à classe contábil; Medalha Comemorativa da 53ª Legislatura ( 2011/2015), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, pelos serviços prestados à classe contábil.


KENNETH A. MERCHANT, Ph.D - É professor de contabilidade na Universidade do Sul da Califórnia. O professor já lecionou nas mais prestigiadas universidades do mundo, como a Harvard University e a University of California (Berkeley). Seus interesses de pesquisas abrangem as áreas de Contabilidade Gerencial, Sistemas de Controle Gerencial, Ética na Contabilidade e Governança Corporativa. Nesses tópicos, ele escreveu 11 livros, mais de 80 artigos e quase 200 casos de ensino. O professor Merchant já foi premiado diversas vezes, com destaque para o Prêmio de Distinta Contribuição para a Educação Contábil do American Institute of Certified Public Accountants (AICPA), o R. Lee Brummet e James Bulloch do Institute of Management Accountants (IMA) e cinco prêmios de Contribuição Notável da American Accounting Association (AAA), sendo duas das premiações vitalícias, por suas contribuições à literatura nas área de Contabilidade Comportamental e Gerencial. Ele começou sua carreira profissional na Texas Instruments, Inc. e, em seguida, seguiu para a Ernst & Young. Ele é um graduado pela Union College (BA), pela Columbia University (MBA) e pela University of California, Berkeley (PhD).


LAURA GIRELLA, Ph.D - Trabalha com o IIRC (Conselho Internacional de Relato Integrado) em regime de tempo parcial. Suas responsabilidades incluem o fortalecimento do business case para relatórios integrados e o apoio ao mercado italiano em sua jornada para a adoção de relatórios integrados.
Laura é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Ca 'Foscari de Veneza (Itália). Ela cursou o mestrado em economia empresarial e fez seu doutorado em Economia e Gestão de Negócios no Departamento de Economia e Gestão da Universidade de Ferrara (Itália).
Seus principais interesses de pesquisa incluem medição e relatórios de Intangíveis e Capital Intelectual; Relatório Integrado e seu desenvolvimento; Políticas Públicas em relação a práticas contábeis e não financeiras. Ela ainda apresentou vários artigos em Workshops e Conferências nacionais e internacionais e publicou artigos em revistas acadêmicas internacionais, livros e revistas profissionais nas áreas de gestão e relato de intangíveis.


PANAGIOTIS ANDRIKOPOULOS, Ph.D. - Professor de Finanças na Coventry University (UK), Panagiotis Andrikopoulos atua como Diretor Executivo do Centre for Financial and Corporate Integrity (CFCI) da Coventry Business School. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas das finanças empresariais, eficiência do mercado, preços empíricos dos ativos e finanças comportamentais, assuntos sobre os quais tem publicado em várias revistas acadêmicas de renome internacional, tais como os Annals of Operations Research, The British Accounting Review, Accounting Forum, Journal of Business, Finance and Accounting, e o European Journal of Finance. O Professor Andrikopoulos é também membro do Chartred Institute for Security and Investment (MCSI) e Senior Fellow da Higher Education Academy (SFHEA).


GABRIEL PÜNDRICH, Ph.D. - Professor de contabilidade na Bocconi University (Italia) e vem de um período como visiting scholar no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele recebeu o PhD em Accounting pela University of Technology, Sydney (UTS) em 2014. Sua pesquisa fala sobre "mandatory management forecasts", "merger and acquisitions", "assurance of non-financial information" e "machine learning". Ele tem mestrado em Engenharia de Computação pela "Politecnico di Milano" (Itália) e graduação pela PUC-RS o que lhe permite seguir uma linha de ensino e pesquisa inovadora combinando Data Analytics, Big Data e Blockchain com contabilidade. Ele foi o diretor e criador do curso "Big Data for Business Decisions" na Bocconi University e também ministrou no programa de doutorado do MIT com o curso "Data Analytics for Accounting". Ele recentemente tem duas publicações no "Auditing: A Journal of Practice & Theory", participa como revisor em diversos jornais como EAR, JBFA, JAAF, JCAE e RAE e é membro da European Accounting Association como Scientific (2019) e Organization Committee (2018). Suas entrevistas e comentários foram publicados nos jornais de maior circulação da Itália como "Corriere della Sera", "La Republica" e "Il Foglio quotidiano".