Palestra de Abertura

CHRISTINE ANN BOTOSAN, Ph.D - Membro do Financial Accounting Standards Board (FASB) desde 2016, professora e pesquisadora premiada, Christine Botosan tem amplo conhecimento de questões contábeis, com especialização nas áreas de análise e avaliação de demonstrações contábeis. A professora Christine Botosan recebeu seu título de doutora pela Universidade de Michigan (EUA) e seu bacharel em administração de empresas pela Wilfrid Laurier University in Ontario, Canada. A professora lecionou e pesquisou em importantes universidades como David Eccles School of Business at the University of Utah, Washington University in St. Louis, Missouri, Wilfrid Laurier University in Waterloo, Ontario. Foi também presidente do the American Accounting Association (2014 – 2015).


KENNETH A. MERCHANT, Ph.D - É professor de contabilidade na Universidade do Sul da Califórnia. O professor já lecionou nas mais prestigiadas universidades do mundo, como a Harvard University e a University of California (Berkeley). Seus interesses de pesquisas abrangem as áreas de Contabilidade Gerencial, Sistemas de Controle Gerencial, Ética na Contabilidade e Governança Corporativa. Nesses tópicos, ele escreveu 11 livros, mais de 80 artigos e quase 200 casos de ensino. O professor Merchant já foi premiado diversas vezes, com destaque para o Prêmio de Distinta Contribuição para a Educação Contábil do American Institute of Certified Public Accountants (AICPA), o R. Lee Brummet e James Bulloch do Institute of Management Accountants (IMA) e cinco prêmios de Contribuição Notável da American Accounting Association (AAA), sendo duas das premiações vitalícias, por suas contribuições à literatura nas área de Contabilidade Comportamental e Gerencial. Ele começou sua carreira profissional na Texas Instruments, Inc. e, em seguida, seguiu para a Ernst & Young. Ele é um graduado pela Union College (BA), pela Columbia University (MBA) e pela University of California, Berkeley (PhD).


LAURA GIRELLA, Ph.D - Trabalha com o IIRC (Conselho Internacional de Relato Integrado) em regime de tempo parcial. Suas responsabilidades incluem o fortalecimento do business case para relatórios integrados e o apoio ao mercado italiano em sua jornada para a adoção de relatórios integrados.
Laura é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Ca 'Foscari de Veneza (Itália). Ela cursou o mestrado em economia empresarial e fez seu doutorado em Economia e Gestão de Negócios no Departamento de Economia e Gestão da Universidade de Ferrara (Itália).
Seus principais interesses de pesquisa incluem medição e relatórios de Intangíveis e Capital Intelectual; Relatório Integrado e seu desenvolvimento; Políticas Públicas em relação a práticas contábeis e não financeiras. Ela ainda apresentou vários artigos em Workshops e Conferências nacionais e internacionais e publicou artigos em revistas acadêmicas internacionais, livros e revistas profissionais nas áreas de gestão e relato de intangíveis.