.

Palestra de Abertura

Lucy Sousa - Presidente da Apimec-SP - Foi presidente da Apimec Nacional (2009-12), presidente da Apimec-SP (2007-08) e vice-presidente da Apimec SP (2005-06). Desde 2014 é conselheira da Apimec-SP. Como presidente Nacional, implantou a autorregulação dos analistas de valores mobiliários, nos termos da Instrução CVM 483. Desde 1996 é consultora de Mercado de Capitais, desenvolvendo projetos de regulação, educação financeira e laudos de avaliação para ofertas públicas e private equity. Anteriormente, trabalhou como analista de investimento no Unibanco e Citibank. É graduada em Economia e Ciências Sociais pela USP e doutora em Economia pela Unicamp (1998). Desenvolve carreira acadêmica desde 1993 e tem artigos e livros publicados.


Francisco A. M. Sant’Anna - Presidente do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Sant’Anna é auditor independente com mais de 35 anos na atividade, com enfoque na auditoria de instituições financeiras, entidades seguradoras e fundos de investimentos, tendo, inclusive, atuado nos EUA.
Antes de assumir a presidência do Ibracon foi diretor de Comunicação do Instituto por duas Gestões (2012/2014 e 2015/2017), membro do Grupo de Trabalho (GT) Instituições Financeiras, representante do Ibracon na Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais da atual B3 e no Comitê Gestor do Programa Pró-Ética, da CGU.


Alfried Karl Plöger - Presidente, Abrasca - Nasceu em Stettin, Alemanha, em 1939, e reside no Brasil desde 1948.Formou-se em 1966 pela Escola Superior de Economia na Alemanha. Naturalizou-se brasileiro, em 1980.Em agosto de 1969 ingressou na Companhia Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel, ocupando o cargo de Assistente da Diretoria Financeira, seguindo carreira na área administrativa e financeira, sendo eleito em 1984 Presidente do Conselho de Administração, função que ocupou até 2002. Atualmente ocupa o cargo de Conselheiro de Administração da Companhia Melhoramentos.

Palestrantes Internacionais

Sally K. Widener - Professora da Clemson University (EUA), obteve seu título de P.h.D na University of Colorado at Boulder (EUA) e seu título de MSc em Contabilidade na State of Colorado University (EUA). Publicou em journals conceituados como o Journal of Accounting Research, Accounting, Organizations and Society e Contemporary Accounting Research, recebendo o prêmio David Solomons da Management Accounting Research pelo melhor trabalho publicado em 2006. Sua linha de pesquisa está situada na convergência entre o comportamento humano e sistemas de controle gerencial. A Professora Sally K. Widener recebeu diversos prémios educacionais como o prémio de exelência academica concedido pela Rice University.


Susana M. Faustino Jorge - Professora da Universidade de Coimbra (PT), possui doutorado em Contabilidade e Finanças pela Birmingham Business School (UK), e título de mestre em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho (PT). Membra afiliada do Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas (NEAAP) e membra colaboradora do Coimbra Centre for Inovative Management (CCIM). Pesquisadora cujo foco de pesquisa está na área de Contabilidade Pública, com especial preferência por Contabilidade Autárquica. A Professora Susana M. Faustino Jorge, possui artigos publicados em diversos Journals como International Journal of Public Accounting, Public Manegement Review and Journal of Public Budgeting e Accounting and Financial Management.



Cristina Florio - Professora assistente em Contabilidade na Università degli Studi di Verona (ITA) e professora adjunta em finanças da Catholic University of Sacred Heart (ITA). A professora Cristina Florio obteve seu título de doutora em contabilidade e administrações financeiras pela University of Verona (ITA). Professora Cristina já foi associada da AAA International Accounting Section Commit e possui como área de pesquisa a Contabilidade Financeira, História da Contabilidade e Gerenciamento de Risco. Possui pesquisa publicadas em importantes Journals como The British Accounting Review, Journal of International Accounting and Journal of Business e Policy Research. Ganhou o prêmio Dr. Alberto Zanetti, referente a melhor tese em Contabilidade em 2005.


Isabel Lourenço - Professora associada da ISCTE-IUL (PT), obteve seu título de doutora e mestre pelo Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa. É diretora do programa executivo de mestrado em Corporate Reporting e é diretora do programa executivo de mestrado em Reporting, Financial Statements, Advanced Cosolidation or Corporate Eeporting. Possui como áreas de interesse de pesquisa Contabilidade Internacional, Compliance e Discloure, educação contábil e sustentabilidade e responsabilidade social da companhia.


Ian Selby – Realizou seu bacharel em Economia pela Universidade de Al›crysrwyih no País de Gales. Obteve seu título de doutor pela Universidade de Cambridge em 1998, desde então trabalhou em diversas entidades públicas e privadas desenvolvendo atividades de pesquisa e de relações públicas. Atualmente se encontra no cargo de vice-presidente em pesquisa e desenvolvimento na Management Accounting
Association of International Certified Professional Accountants (CIMA), liderando uma grande equipe de pesquisa.


Jimmy Greer – Chefe em sustentabilidade em Insights profissionais na ACCA, obteve seu título de Mestre da UCL Institute of the Americas, dedicando mais de 10 anos em pesquisas sobre sustentabilidade e consultoria. Ganho pela sua pesquisa um prêmio de melhor iniciativa de mobilidade social por um órgão de associação nos prêmios Memcom de 2018. É membro do NCTAD-ISAR Consultative Group on Enterprise Reporting on the UN Sustainable Development Goals e também Climate Disclosure Standards Board Technical Working Group.

Convidados especiais

Alexandre Cabral Cardoso (B3)
Alexandre Zornig – Diretor Superintendente Hapvida
Claudio Sertório (KPMG)
Daniel Dias Pereira (TCU)
Dilson Ferreira da Cruz Junior (TCM-SP)
Giovani Brito (Banco Central do Brasil)
Josedilton Alves Diniz (TCE-PB e UFPB)
Lais Perazo – Diretora de atendimento do Grupo Amil
Marcos Andrade (Expor)
Priscilla Mello (De Família)
Raphael Brino (Aptus)
Silvio Takahashi (EY)
Tarcísio Santos e, Leandro F. S. Francisco (Deloitte)
Valdir Coscodai e Patricia Agostineto (PWC)
Vera Ponte (M. Dias Branco/CFC)