Normas de Formatação de Trabalhos

As regras de formatação têm por objetivo a padronização da apresentação dos textos e a garantia das mesmas condições para TODOS, autoras e autores. Pede-se, dessa forma, atenção redobrada aos procedimentos de formatação dos trabalhos dispostos a seguir:

Os trabalhos obrigatoriamente devem obedecer aos templates do Congresso de acordo com o evento da submissão (USP International Conference on Accounting ou Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade).

Papel: A4 (29,7 x 21 cm).

Orientação do papel: retrato.

Medida das margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm.

Fonte: Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, tamanho 12 (para os textos) e tamanho 10 (para tabelas, figuras e notas de fim de texto).

Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As tabelas devem ser enumeradas sequencialmente e conter título que explique o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA). Exemplo: Tabela 1 - Estatística descritiva dos resultados fiscais dos municípios brasileiros no terceiro quadriênio de 2023

Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “quadro”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra “Figura”, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme norma da American Psychological Association (APA). Exemplo: Figura 1 - Processos inerentes à internacionalização

Fórmulas: devem permitir edição e não devem constar do texto como imagem.

Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, os nomes devem preceder as siglas e estas colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

Espaçamento entre as linhas: simples.

Alinhamento: justificado.

Entrada de parágrafos: 1,25 cm.

Resumo do trabalho: entre 250 e 300 palavras.

Páginas para Plenárias: o mínimo deverá ser 15 (quinze) páginas e não deverá exceder 50 (cinquenta) páginas, incluindo resumo, tabelas, figuras, citações, referências e notas.

Páginas para Paralelas: o mínimo deverá ser 10 (dez) páginas e não deverá exceder 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo resumo, tabelas, figuras, citações, referências e notas.

Citações e referências: devem seguir obrigatoriamente as normas atuais da APA (American Psychological Association).

Notas: as notas de fim de texto podem ser utilizadas, mas não as notas de rodapé. Em caso de notas de agradecimento, apresente-as apenas no documento em Word (.DOC ou .DOCX) ao final da página.