Todos os trabalhos submetidos aos Congresso USP (USP International Conference in Accounting e Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade) deverão observar as regras do evento que se aplicam à formatação, submissão e apresentação das pesquisas.

Formatação

As regras de formatação têm como objetivo a padronização do evento, bem como que TODOS os autores disponham de mesmas condições para avaliação de suas pesquisas. Dessa maneira, o Congresso USP visa promover um ambiente mais justo e contribuir para o aumento da qualidade na pesquisa contábil brasileira. Pede-se, desta forma, atenção redobrada aos procedimentos de formatação dos trabalhos dispostos a seguir:

Regras de Formatação de Trabalhos

Os trabalhos obrigatoriamente devem obedecer aos templates do Congresso de acordo com o evento da submissão (USP International Conference in Accounting ou Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade). Para acesso aos templates, clique aqui (USP International Conference in Accounting) ou aqui (Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade)!

Papel: A4 (29,7 x 21 cm).

Orientação do papel: retrato.

Medida das margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (para textos); e para tabelas, figuras e notas de rodapé, utilize Times New Roman, tamanho 10.

Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA). Exemplo de título: Tabela 1 Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro.

Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “quadro”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra “Figura”, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme norma da American Psychological Association (APA). Exemplo de título: Figura 1 Processos inerentes à internacionalização

Fórmulas: devem permitir edição e não devem constar do texto como imagem;

Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

Espaçamento entre as linhas: simples.

Alinhamento: justificado.

Entrada de parágrafos: 1,25 cm.

Resumo do trabalho: entre 250 a 300 palavras.

Páginas: o mínimo deverá ser 10 (dez) páginas e não deverá exceder 20 (vinte), incluindo resumo, tabelas, figuras e notas de rodapé.

Citações e referências: devem seguir obrigatoriamente as normas atuais da APA (American Psychological Association). É possível acessá-las em http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx.

Notas de rodapé: não devem ser inseridas no rodapé durante o texto. Tais informações devem ser dispostas ao final do documento. Em caso de notas de agradecimento, apresente-as apenas no documento em Word (.DOC ou .DOCX) ao final da página.

Template: Para acessar o template do USP International Conference in Accounting clique aqui e/ou para acessar o template do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade clique aqui.