Todos os trabalhos submetidos aos Congresso USP (USP International Conference in Accounting e Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade) deverão observar as regras do evento que se aplicam à formatação, submissão e apresentação das pesquisas.

Regras de Submissão

A submissão ao USP International Conference in Accounting pode ser realizada de três maneiras: PLENÁRIAS, PARALELAS ou PÔSTER. Os autores(as) devem escolher apenas um tipo de categoria (plenária, paralela ou pôster) para a submissão de seus trabalhos. Não é possível a submissão do mesmo trabalho a duas categorias. Se constatado pela organização a dupla ou tripla submissão, o artigo será sumariamente excluído do evento.

Considerações sobre sessões PLENÁRIAS:

Os trabalhos submetidos na modalidade “plenária” serão publicados nos anais do Congresso USP em sua totalidade.

Os trabalhos submetidos na modalidade plenária poderão estar em inglês ou espanhol.

Esta é uma modalidade em que há premiação especial com o intuito de fomentar pesquisas em língua estrangeira.

Considerações sobre sessões PARALELAS:

Os trabalhos submetidos na modalidade “paralela” serão publicados nos anais do Congresso USP em sua totalidade.

Os trabalhos submetidos na modalidade paralela poderão estar em inglês, espanhol ou português.

Ademais, ainda é possível que os autores(as) indiquem que, caso a pesquisa obtenha nota no intervalo entre 2,75 e 2,99, a publicação seja direcionada para a categoria pôster. Não é possível que o trabalho submetido à categoria pôster seja reclassificado para a sessão paralela.

Considerações sobre sessões PÔSTER:

Em 2019, foi implantando no Congresso USP uma nova modalidade para divulgação de trabalhos: o PÔSTER. A proposta é que seja uma forma de apresentação reduzida ou “pocket” para comunicar novas pesquisas.
A participação na categoria pôster se dá de maneira parcial, sem o comprometimento de seu ineditismo, com a publicação apenas de seu respectivo resumo em nossos anais. Além disso, a apresentação desses artigos ocorre de maneira diferenciada, posto que o debatedor tem como função interagir com o apresentador do trabalho, entender o contexto no qual a pesquisa se desenvolveu, acrescentando sugestões de melhorias, bem como sugerindo bibliografias que podem auxiliar no desenvolvimento e consequente publicação completa do trabalho. Desta forma, concretizamos, mais uma vez, que o Congresso USP se mantenha como um ambiente de fomento à novas ideias, continuando a incentivar a pesquisa contábil brasileira. O Congresso USP dá as boas-vindas a esses autores, convidando-os a participarem de nosso evento por meio dessa nova modalidade.

Os trabalhos submetidos na modalidade “pôster” terão apenas seus resumos publicados nos anais do Congresso USP.

Considerações sobre os arquivos a serem carregados na página do Congresso USP no momento da submissão:
Os trabalhos devem ser submetidos em dois tipos de arquivos: PDF e WORD.

  • No arquivo em PDF NÃO deverá haver qualquer identificação do(s) autor(es)/ da(s) autora(s) e instituição.

ATENÇÃO!

  • Este procedimento é muito importante, dado que trabalho identificado configura motivação para rejeição sumária no evento.
  • No arquivo em WORD, há a identificação do(s) autor(es)/ da(s) autora(s) e somente uma instituição.

ATENÇÃO!

  • Mantenha seus dados atualizados no cadastro do Congresso USP, este é a base de conferência das informações inseridas no arquivo .DOC ou .DOCX; e
  • Só serão aceitos arquivos no formato .DOC ou DOCX, quaisquer outras versões serão desconsideradas.

CONTEÚDO DA PRIMEIRA PÁGINA:

Word (.DOC ou .DOCX) – Com identificação dos autores: autor(es)/ autora(s); Instituição (apenas nome da instituição conforme informado no cadastro do Congresso); título do trabalho (com as letras iniciais das principais palavras do título iniciadas com letra maiúscula); resumo do trabalho entre 250 a 300 palavras, no mesmo idioma do trabalho (trabalhos em português não deverão conter abstract).
PDF – Sem identificação do(s) autor(es)/ autora(s): Conteúdo da primeira página (apenas): título do trabalho (com as letras iniciais das principais palavras do título iniciadas com letra maiúscula); resumo do trabalho entre 250 a 300 palavras, no mesmo idioma do trabalho (trabalhos em português não deverão conter abstract). Frisa-se que esse arquivo deve utilizar o template disponível para o evento escolhido ( USP International Conference in Accounting - clique aqui ou Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade – clique aqui).

Atenção! O arquivo em PDF não deve conter qualquer identificação dos autores. Trabalhos identificados serão sumariamente excluídos da análise.

Considerações gerais sobre o processo de submissão de trabalhos ao Congresso USP:
1. Não serão aceitos para publicação no USP International Conference in Accounting e nem no Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, artigos que já tenham sido publicados em periódicos; e/ou trabalhos encaminhados a periódicos que se encontrem em processo de avaliação;
2. Artigos já apresentados em eventos (congressos, seminários, workshops, painéis etc.), ou ainda não publicados e/ou nem encaminhados a periódicos poderão ser considerados. Nesse caso, é obrigatório que o texto tenha evoluído significativamente em função de críticas e sugestões colhidas pelos autor(es) nas apresentações precedentes. Frisa-se que artigos já apresentados nos Congressos USP não poderão ser submetidos novamente ao evento, mesmo que já tenham sofrido alterações;
3. Artigos submetidos pelo mesmo autor e que forem identificadas similaridades serão excluídos da análise. Ademais, os autores estarão sujeitos a impedimentos em submissões futuras;
4. As submissões para o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade devem ser obrigatoriamente vinculadas à produções realizadas no âmbito da graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de Iniciação Científica, etc.);
4.1 O primeiro autor de trabalhos submetidos para o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade deve estar obrigatoriamente matriculado no curso de graduação ou ter finalizado seus estudos até o segundo semestre de 2018. Exemplo: Edição de 2020 do Congresso USP; alunos de graduação que tenham colado grau em 2º sem/2019, 1º sem/2019, 2º sem/2018 podem se inscrever. Alunos que tenham colado grau em 1º sem/2017, 2º sem/2017, 1º sem/2018 e retroativamente são bem-vindos a inscreverem seus trabalhos no “USP International Conference in Accounting”.
5. É mandatório que durante o processo de submissão ao “USP International Conference in Accounting”, o(s)/a(s) autor(es)/autora(s) indique(m) o tipo de sessão que deseja(m) que seu trabalho seja considerado (sessão paralela, sessão plenária ou pôster). Este procedimento é muito importante! Atenção! Não serão realizadas alterações após a finalização da submissão.
6. Após a realização da submissão, NÃO será possível realizar:

  • Troca de nome de autores, salvo exceções mediante comprovação legal. Neste caso, entre em contato com a organização do evento;
  • Realizar troca de ordem de autor(es)/autora(s) no documento;
  • Realizar troca de instituição a qual o(s) autor(es)/autora(s) estão vinculado(s)/ vinculada(s). Atenção! Mantenha seu cadastro atualizado em nossa página.  

8. O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) deverão indicar durante o processo de submissão o idioma do trabalho (português, inglês ou espanhol), a área temática

  • Área I: Atuária | Actuarial sciences,
  • Área II: Auditoria e Perícia | Auditing and Forensics,
  • Área III: Contabilidade Financeira | Financial Accounting,
  • Área IV: Contabilidade Gerencial | Management Accounting,
  • Área V: Contabilidade Governamental e Terceiro Setor | Governmental and Third Sector Accounting,
  • Área VI: Educação | Education,
  • Área VII: Tributos | Tax e
  • Área VIII: Relato Integrado | Integrated Reporting and Sustainability Reporting)

 

e, por fim, o método de pesquisa. Os métodos aceitos no Congresso USP estão listados abaixo com uma breve descrição:

Pesquisa Analítica: Submissões que derivam suas conclusões por uma análise explícita de modelos matemáticos ou outras especificações concretas de relações econômicas (por exemplo, gráficos).
Interdisciplinares / Críticos: : Submissões que discutem os propósitos e / ou definições de relações entre conceitos.
Estudo de Caso: Submissões que utilizam o método de estudo de caso ou conduzem estudos de campo por meio de várias metodologias (por exemplo etnografia).
Arquivo / Empirista (banco de dados): Submissões que envolvem o teste de hipótese estatística para responder a(s) questão(ões) de pesquisa; Uma base de dados é normalmente utilizada.
Experimento: Submissões que utilizam um desenho experimental para responder a(s) questão(ões) de pesquisa.
Survey: Submissões que utilizam a metodologia de Survey para responder a(s) questão(ões) de pesquisa
Ensaios Teóricos: Submissões que discutem os propósitos e / ou definições de relações entre conceitos.
9. Cada pesquisador poderá submeter, no máximo 1 (um) artigo como primeiro autor, estando limitado a mais 2 (dois) trabalhos como coautor (total de, no máximo, três artigos por autor). Os limites autorais remetem aos dois congressos em conjunto (USP International Conference in Accounting e Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade);
10. Cada trabalho conta com no máximo cinco (5) autores, que deverão ser obrigatoriamente vinculados ao artigo durante o momento da submissão. Atenção! Depois de finalizado o processo de submissão, não serão realizadas alterações autorais (nome e/ou ordem dos autores), ou instituição filiada. Mantenha seu cadastro em nossa página atualizado.   
11. Todos os trabalhos submetidos deverão estar em conformidade com as regras de formatação . Trabalhos fora das normas serão sumariamente desconsiderados.
12. Para que os trabalhos selecionados sejam inseridos nos anais do Congresso, o primeiro autor deverá:

  • obrigatoriamente, estar com a taxa de inscrição paga no congresso até 20/04/2020; e
  • ter sido apresentado no Congresso USP por um dos autores. Atenção! O apresentador do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade deverá ser, obrigatoriamente, o 1º autor(a), e, portanto, estudante de graduação/recém graduado(a).

Impedimentos à Submissão

O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) não poderão submeter artigos a dois (2) Congressos subsequentes, caso:
1. Tenham trabalhos inscritos e não apresentados em qualquer modalidade prevista (plenária, paralela e/ou pôster);
2. Submeterem artigos já apresentados nos Congressos USP, mesmo que já tenham sofrido alterações;
3. Artigos submetidos pelo(s)/ pela(s) mesmo(s)/mesma(s) autor(es)/autora(s) e que forem identificados com similaridades (plágio).

Template de submissão - XX USP International Conference in Accounting

Todos os trabalhos submetidos ao USP International Conference in Accounting devem estar, obrigatoriamente, conforme o template do evento. Clique aqui para baixar.

Template de submissão - XVII Congresso USP de Iniciação Científica

Todos os trabalhos submetidos ao XVII Congresso USP de Iniciação Científica devem estar, obrigatoriamente, conforme o template do evento. Clique aqui para baixar.