Normas de Submissão

Todos os trabalhos submetidos aos Congressos USP (USP International Conference on Accounting e Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade) deverão observar as regras do evento que se aplicam à submissão, formatação e apresentação das pesquisas.

A submissão ao USP International Conference on Accounting pode ser realizada em uma das seguintes categorias: PLENÁRIAS ou PARALELAS. As autoras e os autores devem escolher apenas um tipo de categoria, não sendo permitida a submissão do mesmo trabalho nas duas categorias.

Considerando ambos os congressos, se for constatada pela coordenação a submissão do mesmo trabalho mais de uma vez, ele será sumariamente excluído do evento.

A coordenação do USP International Conference on Accounting e do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade está empenhada em promover a integridade acadêmica e o respeito pela autoria intelectual em todos os seus artigos. Para assegurar a originalidade dos trabalhos submetidos, a USP utiliza o sistema Turnitin, uma ferramenta confiável e reconhecida globalmente para a detecção de plágio. Todos os trabalhos submetidos passarão por uma análise minuciosa no Turnitin, garantindo que a produção acadêmica esteja em conformidade com os princípios éticos e as diretrizes da universidade, promovendo, assim, a excelência e a honestidade intelectual em nossa comunidade acadêmica.

Considerações comuns às duas categorias (PLENÁRIAS e PARALELAS)
Os trabalhos apresentados nas duas categorias serão integralmente publicados nos Anais do Congresso USP. A visualização completa estará restrita exclusivamente aos congressistas que participarem da edição, enquanto um resumo estará disponível para o público em geral.

Considerações sobre sessões PLENÁRIAS
Os trabalhos submetidos nesta categoria deverão conter até 50 páginas e estar e ser apresentados em inglês ou espanhol.
Esta é a categoria em que há premiação especial com o intuito de fomentar pesquisas em língua estrangeira.

Considerações sobre sessões PARALELAS
Os trabalhos submetidos nesta categoria deverão conter até 25 páginas, poderão estar em inglês, espanhol ou português e serão apresentados em português.

    Considerações sobre os arquivos a serem carregados na página do Congresso USP no momento da submissão
  • 1. Os trabalhos devem ser submetidos em dois tipos de arquivos: PDF e WORD.
  • 2. No arquivo em PDF não deverá haver qualquer identificação sobre a autoria e a instituição. É importante atenção a este item porque o trabalho que apresentar identificação terá sua rejeição sumária ao evento.
  • 3. No arquivo em WORD, devem constar a identificação da autoria e somente uma instituição por autora/autor.
  • 4. Só serão aceitos arquivos no formato DOC ou DOCX e quaisquer outras versões serão desconsideradas.

ATENÇÃO!
Mantenha seus dados atualizados no cadastro do Congresso USP, pois este é a base de conferência das informações inseridas no arquivo DOC ou DOCX.

Considerações gerais sobre o processo de submissão de trabalhos ao Congresso USP
1. Não serão aceitos para publicação no USP Conference on Accounting e no Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade artigos que já tenham sido publicados em periódicos ou trabalhos encaminhados a periódicos e que se encontrem em processo de avaliação. Não serão aceitos, também, artigos já apresentados nos Congressos USP, mesmo que tenham sofrido alterações.
2. Artigos já apresentados em eventos (congressos, seminários, workshops, painéis etc.) e ainda não publicados e não encaminhados a periódicos poderão ser considerados. Nesse caso, é obrigatório que o texto tenha evoluído significativamente em função de críticas e sugestões colhidas pela(s) autora(s)/autor(es) nas apresentações precedentes.
3. Artigos submetidos pela mesma autora ou mesmo autor em que forem identificadas similaridades serão excluídos da análise.
4. A não observância dos itens 1 a 3 acima sujeitará as autoras ou os autores a impedimentos em submissões futuras.
5. As submissões para o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade devem ser obrigatoriamente vinculadas a produções realizadas no âmbito da graduação, tais como trabalho de conclusão de curso e projetos de iniciação científica.
5.1 A primeira autora ou o primeiro autor de trabalhos submetidos para o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade deverá estar obrigatoriamente matriculada(o) no curso de graduação ou ter concluído o curso em 2023 ou 2024.
6. É mandatório que durante o processo de submissão ao USP International Conference on Accounting, o(s)/a(s) autor(es)/autora(s) indique(m) a categoria de sessão em que deseja(m) que seu trabalho seja considerado (PLENÁRIAS ou PARALELAS).
Atenção! Não serão realizadas alterações após a finalização da submissão.

    Após a submissão, NÃO é permitido realizar troca de:
  • - nome de autores, salvo exceções mediante comprovação legal. Neste caso, entre em contato com a organização do evento.
  • - ordem de autor(es)/autora(s) no documento.
  • - instituição a qual o(s) autor(es)/autora(s) estão vinculado(s)/vinculada(s).

8. O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) deverão indicar durante o processo de submissão o idioma do trabalho (português, inglês ou espanhol) e a área temática em que se enquadra. As áreas temáticas são as seguintes:
  • Área I: Atuária | Actuarial sciences,
  • Área II: Auditoria e Perícia | Auditing and Forensics,
  • Área III: Contabilidade Financeira e Mercado de Capitais | Financial Accounting and Capital Markets,
  • Área IV: Contabilidade Gerencial | Management Accounting,
  • Área V: Contabilidade Governamental e Terceiro Setor | Governmental and Third Sector Accounting,
  • Área VI: Educação | Education,
  • Área VII: Tributos | Tax
  • Área VIII: Relato Integrado | Integrated Reporting and Sustainability Reporting)
  • Área IX: Diversidade nas organizações | Diversity in organizations
  • Área X: História da Contabilidade | History of Accounting

9. Cada pesquisadora ou pesquisador poderá submeter 1 (um) trabalho como primeira autora/primeiro autor, estando limitado a mais 2 (dois) trabalhos como coautora/coautor (total de, no máximo, três trabalhos por autora/autor). Os limites autorais remetem aos dois congressos em conjunto (USP International Conference on Accounting e Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade).
10. Cada trabalho pode conter no máximo cinco (5) autores.
11. Todos os trabalhos submetidos deverão estar em conformidade com as regras de formatação . Trabalhos fora das normas serão sumariamente excluídos.
12. Para que os trabalhos selecionados sejam apresentados e inseridos nos Anais dos Congressos, a primeira autora ou o primeiro autor deverá, obrigatoriamente, estar com a taxa de inscrição paga.

Impedimentos à Submissão

O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) não poderá(ão) submeter artigos a dois (2) Congressos subsequentes, caso tenha(m):
1. trabalho inscrito e não apresentado em qualquer categoria prevista (PLENÁRIAS ou PARALELAS).
2. submetido trabalho já apresentado nos Congressos USP, mesmo que já tenha sofrido alterações.
3. submetido trabalho já apresentado em outros eventos que não tenha evoluído significativamente em função de críticas e sugestões nas apresentações precedentes.
4. artigo submetido pelo(s)/ pela(s) autor(es)/autora(s) e que for identificado com similaridades (plágio).

Template de submissão USP International Conference on Accounting

Todos os trabalhos submetidos ao USP International Conference on Accounting devem estar, obrigatoriamente, conforme o template do evento. Clique aqui para baixar.

Template de submissão Congresso USP de Iniciação Científica

Todos os trabalhos submetidos ao Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade devem estar, obrigatoriamente, conforme o template do evento. Clique aqui para baixar.